Móveis de Valor - Edição 209

51 moveisdevalor.com.br pioneira Florense, o número estimado de fran- queadores do segmento de móveis e decoração não passa de 40. A pergunta parece meio óbvia, mas vale: franquia é um bom negócio para o setor moveleiro? Marcelo Martinez, da RZD Consultoria e Gestão de Franquias, não tem dúvidas que a franquia se aplica (e muito bem) a modelos relacionados a venda de móveis. “A ausência de mais redes deste segmento requer uma análise complexa e profunda. A falta de conhecimento sobre o fran- chising e, também, a forte relação e tradição dos meios de vendas convencionais, praticados pela indústria, acabam fazendo com que seus gesto- res deixem de olhar para o canal de franquias com mais atenção”, diz Martinez. Nicolas Almeida, diretor da Focus Franquias, também entende que franquia é um modelo para vender móveis, mas chama a atenção para um ponto no qual muitos costumam pecar: o custo para colocar o produto e o marketing. “Eis aí a grande necessidade de trabalhar for- te”, comenta. Lyana Bittencourt, CEO do Gru- po Bittencourt, observa que o setor moveleiro tem potencial para atuar no sistema, e vê um movimento recente de grandes indústrias de operarem de forma mais direta com o consumi- dor final via franquias. “Com o entendimento crescente da necessidade de colocar o consu- midor no centro de tudo, a estratégia Direct- -to-Consumer tem sido cada vez mais adotada. Ela possibilita que as indústrias vendam seus produtos diretamente para o consumidor final, aproximando essa relação, tornando ainda mais clara a voz do cliente para quem produz”, diz Lyana. E acrescenta: “Além de aproximar, o foco é ganhar relevância na vida do consumidor por meio de uma expe- riência de compra distintas, pela entrega de di- ferenciais competitivos reais, com uma história a ser contada. A estratégia muitas vezes passa pelo desenvolvimento de novos canais de vendas e modelos de negócios exclusivos – e isso pode acontecer perfeitamente via franchising. A in- dústria sai de um papel de meramente desenvol- vedora de produtos para um papel mais íntimo e próximo com o consumidor, com um canal de venda direta sem intermediários”. MARCELO MARTINEZ, DA RZD CONSULTORIA E GESTÃO DE FRANQUIAS NICOLAS ALMEIDA, DIRETOR DA FOCUS FRANQUIAS LYANA BITTENCOURT, CEO DO GRUPO BITTENCOURT DAVID NIGRI, ADVOGADO ESPECIALISTA EM FRANQUIAS

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