Móveis de Valor - Edição 209

52 moveisdevalor.com.br Uma vantagem é que o franqueador pode ope- rar simultaneamente com e-commerce. Aliás, raro um franqueador que não esteja no mundo digital operando simultaneamente com outros canais. “Isso, inclusive, é essencial para sus- tentação dos negócios numa época em que o digital ganha cada vez mais importância para o consumidor”, conta Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt. “Há muitas formas de remunerar o franqueado pela venda no e-com- merce como, por exemplo, o comissionamento por vendas feitas no raio de atuação da fran- quia e naquelas em que o franqueado é respon- sável pela entrega, ou mesmo as vendas feitas a partir da loja física”, explica a empresária. Independentemente da forma de venda de mercadorias, elas devem estar descritas na Circular de Oferta de Franquia (ver anexo) e no Contrato, alerta Marcelo Martinez, da RZD Consultoria em Gestão de Franquias. “Ou seja, ao comprar a franquia o franqueado conhece a existência de um e-commerce. Normalmente existem regras para o e-commerce, podendo ser um repasse do valor da venda para o fran- queado daquela região, ou mesmo a venda sen- do feita pelo site mas entregue pela franquia local”, esclarece Martinez. É impossível estimar a taxa de retorno do investimento (ROI) para o franqueador. Varia muito. Há franquias cujo retorno acontece em poucos meses, assim como há negócios mais complexos em que o ROI acontece após alguns anos de operação. O franqueador é remune- rado de acordo com o volume de unidades da rede. Quanto mais unidades, maior o ROI, uma vez que ele se remunera pelas taxas de fran- quia (que ocorre na venda da franquia), mas, principalmente, pelos royalties (taxas mensais pagas pelo suporte oferecido para a rede). Isso não significa que para ter muitas franquias e ter um retorno mais rápido o franqueador deve vender franquias de forma desordenada e sem critérios de entrada na rede. “O franqueador deve fazer uma seleção de candidatos e não a venda da franquia. Isso muda tudo”, pondera Lyana Bittencourt. NEM TUDO SÃO FLORES Esta é uma atividade multifuncional, que envol- MÓVEIS FLORENSE É UMA DAS PRIMEIRAS EM FRANQUIA DE MÓVEIS NO PAÍS

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz