Móveis de Valor - Edição 209

54 moveisdevalor.com.br DICAS • Expanda somente aquilo que já é sucesso. • Ter uma ótima ideia não testada é sinônimo de fracasso. • Antes de tomar qualquer iniciativa, amplie seus conhe- cimentos sobre franquias. • Selecione bem os times que cuidarão da expansão, monitoramento e gestão da rede. ve parte administrativa, financeira, jurídica e operacional. “Tudo tem que ser pensado, porque se alguma coisa falhar será um pecado capital e irá tudo por água abaixo”, ressalta o advogado especialista em franquias, David Nigri. A rigor, franquia é diferente de permissão, concessão ou licenciamento. Na condição de franqueador será preciso lidar com sócios com culturas diferentes, liberar os segredos do seu negócio, estar dis- posto a dar suporte aos franqueados, pois eles têm um sonho e contam com a sua marca para realizar. Terá que avaliar se há demanda, se há diferencial do seu produto e, por fim, terá que colocar tudo isso em um manual, descrevendo cada etapa do processo, uma padronização para você ter certeza de que todas as unidades vão entregar a mesma qualidade. Especificamente sobre liberar segredos da sua indústria, Lyana Bittencourt, ressalta que se não houver disposição para compartilhar conhecimento, o franchising não é para ele. “A premissa do sistema é a transferência de know-how. Renuncia-se ao “segredo” justa- mente porque há o desejo genuíno de apoiar o franqueado a ter sucesso. Sem a transferência de conhecimento, não existe franchising. Então o empresário precisa, antes de tudo, renunciar ao ego e querer compartilhar todos os seus aprendizados na condução do negócio com um parceiro franqueado. E isso precisa partir dele”, ressalta Lyana. Marcelo Martinez reforça a premissa de que a relação entre as partes exige a transferência de know-how, pois só assim o franqueado recebe- rá informações de como operar corretamente. Um contrato bem redigido deve conter regras de Regras de Non Compete, sigilo de dados e, também, embasadas na Lei Geral de Proteção de Dados. “Esses elementos dão segurança ao franqueador”, realça o consultor da RZD Consultoria. Os segredos do negócio, no entan- to, serão entregues somente após a assinatura do contrato. “Há toda uma questão de cláusu- las de não concorrência, de multa caso algum segredo seja revelado. Falando no setor move- leiro, qual é o grande segredo dele?”, pergunta Nicolas Almeida, da Focus Franquias. Lembrando: franchising é uma estratégia de ex- pansão que nem sempre se adapta aos objetivos de vida de muitos empresários. Pense bem. De acordo com a Associação Brasileira de Fran- chising, a Lei de Franquias exige que um futu- ro franqueador possua a COF e o Contrato de Franquia (e pré-contrato, quando a franqueado- ra entender adequado para resguardar sua rela- ção com o candidato em fase de aprovação antes da assinatura do contrato, o que não é obriga- tório se houver). Por se tratar de documentos específicos, a recomendação é que o futuro fran- queador contrate um escritório especializado para a elaboração desses materiais. Paralelamente à análise de franqueabilidade, o futuro franqueador deve elaborar um plano de negócios que envolva a apuração dos principais indicadores financeiros do negócio – tanto para a unidade franqueada, como para a empresa franqueadora. Este plano passa, necessaria- mente, pela apuração do potencial de expansão do negócio, o qual, por sua vez, implica na ava- liação do potencial de consumo daquela deter- minada categoria de produtos direcionada ao público-alvo da marca, cruzando-se ainda com uma estimativa de market share da empresa. A procura para transformar negócios tradi- cionais em redes de franquias tem aumentado muito. Esse é o modelo de negócio que mais cresce no mundo, mas também é o que leva mais gente a falência. Assim sendo, é preciso ter controle sobre toda a operação. Esta é a essência do negócio.

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