Móveis de Valor - Edição 209
55 moveisdevalor.com.br estudos financeiros com diferentes cenários vão medir o potencial de mercado a ser alcan- çado com o negócio. Projetando desde os cus- tos de operação, necessidade de investimento e os resultados”, diz a empresária. Para Adir Ribeiro, da Praxis Education, o po- tencial de franqueabilidade do negócio leva em conta fatores como a experiência no mercado (tempo de existência, o histórico de sociedade e as parcerias), organização do conhecimento (sistemas, métodos, processos, ferramentas), cultura empresarial, que tem peso forte neste sistema (franqueados precisam de autonomia para tocar seus negócios), a experiência na operação e a gestão do negócio que será fran- queado: ou seja, a imagem da marca. (G. A.) EVITE OS PECADOS JURÍDICOS Franquia, segundo a Lei 13.966, aprovada em 2019 em substituição a 8.955/94, é um sistema empresarial que permite a um fran- queador conceder a terceiros (franqueados) o direito de utilizar sua marca em conjunto com a produção e/ou distribuição de produtos/ serviços, a qual pode ou não ser exclusiva. O advogado tributário David Nigri, especializado em franquias, ajuda a elencar alguns pecados capitais que, do ponto de vista jurídico, o fran- queador ou candidato a franqueador costuma cometer na hora de formatar uma franquia. Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Franchising do Rio de Janeiro, observa que o primeiro equívoco é o em- preendedor querer virar franqueador sem ter unidades piloto para certificar-se que o seu produto/serviço realmente gera a rentabili- VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA FRANQUEAR? Esta é um ponto extremamente importante. Que instrumentos um industrial tem em mãos para avaliar se tem ou não potencial para ser um franqueador? Qual o seu nível de fran- queabilidade, ou seja, quais os requisitos mí- nimos necessários para que seja formatado e vendido como uma franquia? Todos podem so- nhar em ser um grande franqueador, mas nem todos os negócios são aptos para se tornar uma rede de franquias. Há alguns sinalizadores que podem apontar se o seu negócio é franqueá- vel ou não, como seu sucesso operacional, a existência de processos claros e bem definidos, e mesmo o assédio de clientes perguntando se a empresa é uma franquia. “A verdade é que o fundador da marca tem muita emoção envolvida no seu negócio. Afinal, é cria dele, e isso dificulta uma análise imparcial e focada em dados. A recomenda- ção é sempre buscar uma empresa especia- lizada em formatação, pois temos meios e experiência de entender se aquela empresa é formatável, e se uma vez formatada, sua franquia terá poder de tração para atrair investidores que invistam em montar suas unidades”, afirma Marcelo Martinez, da RZD Consultoria e Gestão de Franquias. Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bitten- court, informa que promove vários estudos técnicos para chegar a essa conclusão. Uma parte importante do processo de análise de franqueabilidade é ouvir o mercado consu- midor e os stakeholders de uma forma geral. “Fazemos pesquisas com esses públicos para entender a imagem da marca, a satisfação com os produtos, o nível de lealdade, avalia- ção de concorrência etc. Além disso, diversos
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