Móveis de Valor - Edição 209

56 moveisdevalor.com.br dade esperada. “A receita de sucesso precisa ser colocada em prática para ser bem testa- da”, avisa. Outro erro: o dono da marca deve admitir a necessidade de um suporte especia- lizado, já que o franchising exige uma estrutu- ra, cuidados jurídicos, gestão administrativa e financeira independente da sua empresa que já está funcionando. “Ele deve recorrer ao profissional que conhe- ça os métodos de análise de franqueabilidade para verificar se o franqueado terá lucro num determinado período de vigência do contrato, porque franqueado que ganha dinheiro fica satisfeito; franqueado que não ganha dinhei- ro é um eterno problema”, adverte Nigri, acrescentando que tudo isso será em vão se o franqueador não contar com advogados especializados na formatação, tendo em vista que a nova Lei de Franquia impõe um deta- lhamento de informações. Outro ponto é o planejamento tributário, funda- mental para aproveitar melhor o investimento, porque qualquer descumprimento fiscal poderá resultar numa autuação e, consequentemente, repercutir sob os franqueados. Além disso, sem o correto registro da marca, ela poderá sofrer oposição e vir a ser cancelada. Para o especialista, o contrato é o coração de toda a rede. “É um grave pecado, o empreen- dedor achar que pode usar um documento pa- drão. Precisa ser específico para cada tipo de franquia. É importante conhecer muito bem a lei para cumpri-la desenvolvendo uma Circu- lar de Oferta de Franquia completa”, adverte. “Uma COF omissa ou mentirosa anulará o contrato com pedido de restituição de tudo que já foi pago”, complementa. Por fim, David Nigri comenta que não adianta saber vender o seu produto sem a transmissão de conhecimento adequada. “É necessário montar um esquema de treina- mento, suporte e logística para fornecer uma boa assessoria ao franqueado. Afinal, com- partilhar know-how faz parte da essência do franchising”, explica. O PASSO A PASSO PARA A FORMATAÇÃO Quanto um pretendente a franqueador pre- cisa investir na formatação do projeto para ingressar no sistema de franquia? Quais as etapas devem ser cumpridas, e quanto custa para colocar “na rua”? Mesmo que você te- nha gente na empresa capacitada para fazer isso, o ideal é pedir ajuda para consultorias especializadas no tema. Nessa hora, é impor- tante pesquisar se a empresa tem capacidade para isso, qual sua experiência no mercado, quantos funcionários possui e qual é a sua estrutura física. Não existe projeto padrão que sirva para todos. Cada negócio tem particularidades e pode estar menos ou mais preparado para o ingresso no sistema de franquias – o que vai demandar mais ou menos investimento. O modelo de negócio, dependendo do formato que vai ser desenhado para expansão, tam- bém pode exigir maior ou menor investimen- to do franqueado. Não existe um arquétipo. Cada negócio é realmente único. “A escolha de uma consultoria irá marcar a diferença entre ser uma grande rede de franquias ou ter um pouco de franqueados problemáticos”, pontua Marcelo Martinez, da RZD Consultoria e Gestão de Franquia. Sobre valores a serem investidos, é possível encontrar formatações na casa de R$ 20 mil, bem como a partir de R$ 100 mil. Esse tra- balho bem-feito leva entre 4 e 6 meses para ser concluído. De acordo com Lyana Bittencourt, no Grupo Bittencourt, são nove etapas para formatação de um sistema de franquia:

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