Móveis de Valor - Edição 209
6 moveisdevalor.com.br Por Ari Bruno Lorandi, CEO do Intelligence Group SETOR DE MÓVEIS DA CHINA REGISTRA CRESCIMENTO NO 1º SEMESTRE O setor de móveis da China registrou um crescimento estável no primeiro semestre deste ano, segundo dados do Ministério da Indústria e Informatização. Durante o período, a receita operacional da indústria aumentou 29,4% em termos anuais, para 364 bilhões de yuans (US$ 56,3 bilhões), de acordo com a entidade. Os lucros durante o período subiram anualmente 27,9%. Entre janeiro e junho foram produzidos 521,9 milhões de artigos mobiliários, aumento anual de 30,1%. CINEMAS ABREM ESPAÇOS PARA EVENTOS CORPORATIVOS Mais do que filmes, os cinemas se transformam em espa- ços corporativos. A Rede Cine Experience Live é um pro- jeto inédito que coloca à disposição dos mercados corpo- rativo e de entretenimento centenas de salas de cinema de todo o país para eventos. São inúmeras possibi- lidades – como usar o espaço para transmissão ao vivo de lançamentos de produtos, convenções, festas de final de ano, treinamentos e palestras. OS NÚMEROS DA UNICASA SÃO SUPERLATIVOS A Unicasa, dona das marcas Dell Anno e Casa Brasileira, somou lucro líquido de R$ 5,3 milhões no segundo trimestre, alta de mais de 18 vezes em relação ao lucro de R$ 270 mil registrado no mesmo período de 2020. A receita das lojas dos Estados Unidos, beneficiada pelas menores restrições em razão da covid, cresceram 211%. A receita líquida da companhia cresceu 65%, para R$ 48 milhões. De acordo com a Unicasa, a receita é a maior para o período deste 2016, “quando a companhia possuía mais que o dobro da rede de distri- buição atual”. Mas é claro que a base de comparação leva em conta o efeito coronavírus no mesmo período de 2020. Porém, isso não tira o brilho dos resultados. EXPORTAÇÕES SOBEM EM 2021, PORÉM MENOS DO QUE SE ANUNCIA As vendas externas de móveis entre janeiro e julho subi- ram 68,1% quando comparadas com o mesmo período de 2020, mas o ano passado não serve para efeito de comparação tendo em vista as particularidades impostas pela pandemia. Mais correto é comparar com 2019, um ano normal para as expor- tações. E, nesta avaliação, a alta é de 42%. O número não é ruim, mas precisa se consolidar neste patamar o que não tem ocorrido nos últimos 15 anos. PREJUÍZO DA MOBLY SOBE 123% NO SEGUNDO TRIMESTRE Com base em dados coletados em junho deste ano pela Master- card, as vendas no e-commerce tive- ram queda de 13,2% na comparação com o mesmo mês de 2020. No setor de móveis, a baixa foi de 53,1%. As companhias do setor precisam agora trabalhar mais para manter a demanda crescente. Pelo menos este é o caso da Móbly que registrou pre- juízo líquido de R$ 17 milhões no segundo trimestre deste ano, ante R$ 25,5 milhões no primeiro trimestre. Já na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o prejuízo aumentou 123,7%. Na época, era de R$ 7,6 milhões. E a startup acre- dita mais em lojas físicas, de onde espera aumentar em cinco anos, dos 14% atuais para perto de 35% das vendas. A Mobly tem hoje três megastores, quatro outlets e cinco franquias.
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