Móveis de Valor - Edição 209
61 moveisdevalor.com.br O recurso aportado na rodada será utilizado na criação de novos produtos, como soluções de crédito para varejistas, assim como investir em seus colaboradores e na expansão dos times, especialmente na área de produtos e tecnologia. Em conversa com a Móveis de Valor, o CFO da Blu, Rafael Sobral, explica que a chegada de um acionista estratégico, com DNA de crescimento, track record de sucesso em empresas de tec- nologia e conhecimento profundo do mercado de pagamentos brasileiro, reforça o posiciona- mento da Blu. “Isso nos dá ainda mais força para seguir nossa ambição de nos tornarmos a plataforma que ajuda a resolver os problemas fi- nanceiros do varejo e suas indústrias parceiras. Usaremos o capital para acelerar a expansão em novas verticais, melhorar nossos produtos para atender inclusive grandes redes e franquias, lançar novas soluções como crédito, e aproveitar a janela de oportunidade criada pelo contexto regulatório da nova regra de registro de recebí- veis do BACEN”, explica. Já André Alonso, diretor comercial da Blu, destaca que no caso da indústria de móveis e colchões, vai investir na presença de equipes nos polos para estreitar ainda mais a relação com a indústria. “E em termos de novos produtos, uma das novidades é a solução de garantia de boletos, além de soluções de crédito”, antecipa. TRAJETÓRIA DE SUCESSO Fundada em 2013 e sem a participação de investidores institucionais até 2018, a Blu foi pioneira no desenvolvimento de soluções de gestão de recebíveis de cartão de crédito, per- mitindo ao lojista reduzir custos e obter maio- res prazos de pagamento com seus fornecedo- res, enquanto permite que a indústria venda para pequenos varejistas sem risco de inadim- plência, através da utilização de recebíveis de cartão de crédito como garantia para as ope- rações de compra e venda. Agora, com a nova regra de registro de recebíveis determinada pelo Banco Central (BCB 3.952), além das so- luções de adquirência e conta digital gratuita, a fintech também oferece uma plataforma onde o varejista poderá utilizar recebíveis origina- dos em quaisquer adquirentes para pagar seus fornecedores com melhores condições de prazo e preço, antecipar recebíveis, solicitar crédito, dentre outros benefícios. Conectando mais de 15 mil lojistas clientes e 2,5 mil fornecedores parceiros por meio de uma plataforma exclusiva de soluções financeiras customizadas para o varejista dos segmentos onde atua, a empresa funciona como uma ala- vanca para aumentar a competitividade do lojista e permitir o desenvolvimento saudável de pequenos e médios varejistas. Mesmo em meio à pandemia, em 2020 a empresa registrou um TPV (Volume Total de Pagamentos) de R$ 3,5 bilhões, o que representou um crescimento de 71% no ano, e viu o volume de transações entre varejo e indústria na sua plataforma crescer quase 3 vezes no mesmo período. Com um time de cerca de 300 colaboradores, a Blu continua a inovar em ritmo acelerado e pretende lançar nos próximos meses novas soluções de pagamento, abrir novos segmentos, como distribuição de combustíveis, farmácia e materiais de construção, além de desenvolver soluções de crédito customizadas para seus clientes. “A Blu vem desenvolvendo há 8 anos soluções únicas para o varejo e desde 2019 a Warburg Pincus vem acompanhando a trajetória de sucesso da Companhia. O contexto regulató- rio favorável, a qualidade do time de gestão e a cultura da empresa nos deixaram animados em embarcar nessa jornada com o propósito de pro- ver soluções inovadoras para aumentar a com- petitividade e eficiência do varejo e da sua cadeia de fornecedores”, enfatiza Henrique Muramoto, sócio da Warburg Pincus. A Warburg Pincus é um dos maiores fundos globais de Private Equity com mais de US$ 64 bi- lhões de ativos sob gestão, um histórico de mais de 55 anos de investimentos em empresas de alto crescimento e diversos casos de sucesso no setor de tecnologia e serviços financeiros. Somente nos últimos dois anos, a Warburg Pincus realizou 3 IPOs de sucesso no Brasil (Petz, Sequoia e Grupo GPS) e investiu em empresas de hiper-cresci- mento como a Take e a Superlógica.
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