Móveis de Valor - Edição 210

14 moveisdevalor.com.br CAPA Brasil acompanha as tendências FABRICANTES NACIONAIS BUSCAM ENTENDER O NOVO JEITO DE MORAR DO BRASILEIRO E FOCAM EM PRODUTOS COMMAIS VALOR AGREGADO, SEJA ATRAVÉS DO DESIGN OU DE ACESSÓRIOS E NOVOS MATERIAIS N ão é porque um móvel é seriado que ele não deve acompanhar as tendências ou precisa ficar com um visual fora de moda. Marco Antonio Poliseli, diretor comercial da Poquema, fala sobre o processo de criação de suas cozi- nhas. “Nossos produtos são concebidos diante de uma percepção de novas tendências no design e da necessidade do mercado. São feitas consultas com arquitetos e designers, inclusive avaliando tendências europeias”. Em relação às inovações, Poliseli observa que elas aparecem no design nas cozinhas mais econômicas. “Sempre vai haver mercado para produtos populares. Há uma necessidade cons- tante. As inovações são destaques no design, com visuais mais urbanos, utilizando padrões madeirados combinando com sólidos, como o cinza e o branco”, exemplifica. Já Rui Dias, diretor comercial da Kit’s Paraná, conta que o processo de criação da empresa é feito com base em várias pesquisas, inclusive, com o consumidor final. “Os representantes co- merciais conseguem ter uma visão regional e nos trazer informações sobre o que as pessoas daque- le lugar estão procurando, eles ouvem as lojas multimarcas e, às vezes, até os clientes dos nossos clientes. Isso é muito importante em um país com dimensão continental”, destaca, lembrando que tudo isso é tabulado de forma qualitativa e quan- titativa para que a empresa possa entender as tendências e comportamentos. “Também falamos diretamente com o consumidor final, por meio de algumas ações, como postagens em redes sociais e experiência física. No caso dessa experiência, COZINHA MEL COM BALCÃO, DA POQUEMA, É EXEMPLO DE QUE A INOVAÇÃO PODE ESTAR NO DESIGN COZINHA MEL EM SUA VERSÃO DE 5 PORTAS, DA POQUEMA

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz