Móveis de Valor - Edição 210

21 moveisdevalor.com.br MV: E quais os fatos que marcaram a história da empresa de maneira inesperada? GD: Além da pandemia, que de forma inesperada afetou o mundo, destaco dois momentos marcan- tes. O primeiro deles, em 2012, quando ocorreu a abertura de capital no segmento do Novo Mer- cado da B3, o mais alto e exigente nível de gover- nança corporativa. E, em 2019, fomos tragicamente impactados com o falecimento precoce do sr. Frank Zietolie, nosso então CEO, aos 48 anos de idade. Tínhamos nele uma liderança carismática que motivava a todos nós. A empresa já vinha de um processo de profissionalização desde 2012, então nossas ope- rações do dia a dia não foram prejudicadas, mas certamente este episódio marcou a Unicasa. MV: Em que nível a pandemia atingiu os negó- cios da Unicasa? GD: Em meados de março de 2020 nós decidimos por enviar todos os funcionários administrativos para home-office e colocamos a área produtiva em férias. Ao longo dos meses de abril e maio ini- ciamos a volta gradual das atividades. As pessoas são nosso maior ativo, de modo que a pandemia nos afetou muito mais do ponto de vista de prote- ção aos colaboradores do que economicamente. MV: Hoje é possível afirmar que o pior já passou, considerando ainda os problemas logísticos em importações e aumentos sucessivos dos materiais? GD: É difícil prever como será o futuro, temos novas variantes da COVID-19 que podem (ou não) comprometer a eficácia das vacinas, o que torna tudo ainda muito incerto. De toda a for- ma, até o momento, por mérito da nossa gestão operacional, nós não fomos impactados de forma relevante na nossa cadeia de suprimentos com faltas de materiais, enquanto os aumentos aca- bam ocorrendo com todos, de modo que compete as indústrias ter serenidade na hora de repassar esses custos ao varejo sem que isso comprometa as operações dos revendedores. MV: Como o senhor vê o futuro das marcas de planejados no Brasil, considerando a concorrência com os marceneiros? GD: O setor tem espaço para todos que queiram trabalhar de forma séria, cada um com seu nicho de mercado. Os marceneiros têm competências, GUSTAVO DALL’ONDER, DIRETOR-PRESIDENTE DA UNICASA INDÚSTRIA DE MÓVEIS S.A.

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