Móveis de Valor - Edição 210
22 moveisdevalor.com.br as indústrias maiores também têm as suas. Quem procura uma marca de planejados muitas vezes busca re- conhecimento e maior segurança na entrega e pós-venda. Há que se considerar, tam- bém, que as grandes indústrias conseguem se diferenciar pela qualidade, design e inovação, que agrega valor aos projetos. MV: Qual o modelo de varejo mais interes- sante para os planeja- dos, lojas próprias ou franquias? GD: Pela nossa expe- riencia, vemos que é muito difícil para uma indústria no Brasil administrar também a ponta. O processo dito comercial, na verdade, envolve uma cesta de serviço e micro ge- renciamento de rela- ções com clientes bastante grande. Acreditamos muito no modelo que trabalhamos, com uma indústria de- tentora de muito know-how e reven- dedores competentes nessa gestão. MV: Há no radar da Unicasa operar de alguma forma via e-commerce? GD: Quando falamos de e-com- merce, logo vem a cabeça uma aquisição via internet com pou- cos cliques e que você recebe em casa um produto. É um modelo de negócio com margens mais aper- tadas, praticamente commodities, que não fazem parte da nossa estratégia no momento. MV: Qual a visão da Unicasa em relação ao merca- do externo? GD: O Brasil corresponde a menos de 2% do PIB mundial. Isso significa que existem 49 “Brasis” lá fora dispostos a consumir. Certa- mente há concorrência também. Cabe a cada empresa buscar seu espaço e seus diferenciais para ocupá-lo. Nossos investimentos já demons- tram a busca em aprimorar e ampliar nossa operação no mercado internacional. MV: Existe espaço importante a ser conquistado? E quais seriam os mercados mais atraentes? GD: Nós acreditamos que sim, uma das principais frentes do nosso crescimento visa a expansão no mercado externo. O Brasil oferece uma vantagem de custo competitivo para atender a mercados mais desenvolvidos. Temos uma subsidiária (com pessoal enviado do Brasil) nos Estados Unidos desde 2019, seguimos também expandindo na América Latina e na Europa, além é claro, de seguirmos buscando o aumento da nossa presença e produtividade nas revendas no Brasil. MV: No mercado externo o que apresenta mais oportunidades são os móveis corporativos ou residenciais? GD: Depende da cultura de cada mercado, alguns operam com a entrega do imóvel sem os móveis, outros entregam já 100% finalizado. Cabe o estudo de cada um destes países e adequação a cultura local, tanto comercial quanto de produto. COMPLEXO INDUSTRIAL DA UNICASA COM MAIS DE 50.000 M² CONSTRUÍDOS EM BENTO GONÇALVES (RS)
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