Móveis de Valor - Edição 210

36 moveisdevalor.com.br funcionários, substi- tuindo a equipe antiga e optando por contra- tar jovens em busca do primeiro emprego. “Houve muito ganho de produtividade. Prevíamos que isso aconteceria, mas fomos surpreendidos pelo volume dos re- sultados”, comemora Ferreira. “Consegui- mos fazer com que a Novo Mundo, já no mês de abril de 2020, entregasse breakeven point (ponto de equilíbrio) de resultado, mesmo tendo vendido em média 40% menos, por estar com 60% das lojas fecha- das naquela altura”, conta o diretor comercial. Além dos ajustes de pessoal, a empresa também readequou seus gastos com marketing e alu- guéis, e diminuiu o volume do estoque. “Dias de estoque mais alongados não terão espaço neste novo formato. Restringimos a prazos menores de estocagem e uma maior eficiência logística, seja em armazenamento ou distribuição. Ter uma empresa enxuta e eficiente passou a ser uma questão de sobrevivência”, reforça Ferreira. O ponto principal dessa mudança foi a marca assumindo o modelo Omnichanel, tendência mundial na relação de consumo. Na prática, o modelo se baseia na convergência de todos os canais utilizados pela empresa, onde o consu- midor não vê diferença entre o mundo online e o offline, com integração de lojas físicas, e-com- merce e marketplace. Dessa forma, os clientes podem escolher por onde comprar os mais de 300 mil itens disponíveis nos canais da Novo Mundo, com preços e níveis de serviço idênticos no site e nas lojas físicas. Esse novo modelo desenvolvido pela companhia é algo inovador e ainda pioneiro no Brasil. “Não se trata de uma cópia de nenhum modelo do país ou do exterior, é algo verdadeiramente único, a tecnologia é pano de fundo e a experimentação, a agilidade e a simplicidade têm o papel princi- pal”, destaca o diretor. No novo formato, os pe- didos são feitos em segundos, os consumidores podem olhar todos os produtos e fazer a compra na loja com o preço do site ou comprar no site durante um passeio e retirar na loja imediata- mente. A imersão no digital foi tão grande que até a rede física ganhou nome de site: NovoMun- do.com . “Não existem fronteiras nesse modelo. O mix é todo adequado para a localização das filiais, além de ter uma prateleira infinita por trás e um estoque de produtos com maior giro para pronta entrega, disponível em 24 horas para retirada ou entrega”, conta Ferreira. Quando questionado sobre a escolha de substi- tuir todo o quadro de funcionários por pessoas mais jovens, o diretor comercial explicou que NOVOS CONSULTORES DA REDE NOVO MUNDO ÁREA SOCIAL FEITA PARA OS NOVOS COLABORADORES DA REDE

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