Móveis de Valor - Edição 211

29 moveisdevalor.com.br sede da empresa, em março de 2020. “Foi uma forma de vermos como os consumidores reagi- riam e testarmos aquilo que tínhamos planejado para as lojas físicas. A partir daí, vimos que a cada loja que abríamos íamos evoluindo ainda mais e focando na experiência do cliente para podermos chegar a outras cidades e conquistar consumidores que não estão acostumados a com- prar no digital”, diz Robson Privado. Scandian conta que muitos consumidores que iam até as lojas de Curitiba e São Paulo já co- nheciam a marca MadeiraMadeira por conta do e-commerce, mas que também começaram a receber clientes que não vieram do online. “Já ouvimos histórias de senhores mais velhos que contam que os filhos ou netos indicaram a marca por já comprarem na internet. Ou até mesmo pessoas que possuem dificuldade ou que ainda têm desconfiança com o online que preferem ir até nossa loja física”. Como a empresa é nativa do mundo digital, as lojas não funcionam exatamente como uma loja física tradicional, por isso mesmo são intitula- das guide shops. Para fortalecer essa integração entre online e digital, os itens em exposição na loja possuem QR Codes que direcionam o cliente para uma página do site do MadeiraMadeira com a descrição do produto, valor e opções de cores. Além disso, o preço dos produtos é o mesmo no site e nas lojas físicas, permitindo que os clientes escolham o canal em que se sentem mais confor- táveis para realizar a compra. E o foco de proporcionar uma experiência perso- nalizada para os clientes não para por aí. A em- presa optou por ter estoques próximos às lojas e não dentro do próprio espaço para poder melhor ambientar os guide shops. Além disso, essa escolha também foi pensada a partir da questão logística de que há mais conforto para os clientes quando os produtos são entregues em suas casas ao invés de eles precisarem sair da loja carregando. PONTAPÉ EM 2021 COM REVOLUÇÃO E se estamos falando sobre o crescimento rápido da rede de lojas físicas, não podemos esquecer que o ano já começou com um aporte milionário que fez com que o MadeiraMadeira passasse a ser considerado um dos unicórnios brasileiros (nome dado a empresas avaliadas em ao menos US$ 1 bilhão). A entrada do valor permitiu que a startup de venda de móveis pu- desse investir tanto nas lojas como em centros de distribuição e no esquema de logística, por exemplo, com a aquisição da iTrack. “Trabalhar bem a logística agiliza os prazos de entrega tanto para as compras feitas diretamente no site, como nas feitas dentro das lojas físicas. Aliás, o número de produtos por compra nas lojas físicas costuma ser maior que o online, e o cliente quer receber seus itens em casa o mais rápido possível”, analisa Marcelo Scandian. Daniel Scandian lembra que 2021 está sendo um ano desafiador e divertido. “Nós dobramos o time de tecnologia, fizemos uma ref lexão estratégica e o que estamos colocando em prá- tica é pensado para trazer resultados a longo prazo (o que faz muito sentido, mesmo com a rapidez em que tudo foi executado). Lógico que sentimos alguns momentos de turbulência, mas também aproveitamos as oportunidades e somos abertos a mudanças”. Ao final da conversa, os três sócios afirmaram que a CabeCasa é uma marca que oferece um novo padrão aos produtos vendidos pelo Ma- deiraMadeira e que foi criada depois de muita análise de mercado. Eles garantem que conti- nuarão usando os recursos em um mercado de oportunidades e que 2022 deve seguir o mesmo ritmo acelerado, inclusive, já contando com um faturamento offline mais expressivo. DA ESQUERDA PARA DIREITA: ROBSON PRIVADO, DANIEL SCANDIAN E MARCELO SCANDIAN, SÓCIOS DO MADEIRAMADEIRA

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