Móveis de Valor - Edição 211
40 moveisdevalor.com.br MARKETING Live commerce é a evolução da venda online LIVE COMMERCE É O NOVO FORMATO DE VENDAS ONLINE QUE TEM GANHADO CADA VEZ MAIS ADEPTOS NO BRASIL E NO MUNDO A AÇÃO CONSISTE EM TRANSMISSÃO AO VIVO, COM APRESENTADORES APRESENTANDO PRODUTOS E FAZENDO DEMONSTRAÇÕES OS RESULTADOS DAS LIVE COMMERCES NO VAREJO TÊM SIDO SURPREENDENTES, COM ALTAS TAXAS DE CONVERSÃO EM VENDAS Por Gabrielly Zem, jornalista O constante cresci- mento do e-com- merce no Brasil, verificado do último ano para cá, trouxe uma série de novas possibilidades de vendas online. Entre esses novos formatos, um tem se destaca- do: a live commerce. Essa tendência do comércio eletrônico é uma forte jogada de marketing para atrair clientes através de uma abordagem mais humanizada. Outro diferencial desse for- mato é a possibilidade de arquitetar uma demonstração mais semelhante à expe- riência do cliente na loja física. Com tan- tas vantagens, a live commerce começou a ganhar cada vez mais adeptos, gerando um alto faturamento mun- dial. Em 2020 foram 170 bilhões de dólares, de acordo com a projeção da iResearch, uma das mais importantes empresas de pesquisa e consul- toria de mercado do mundo. Live commerce consiste em uma transmissão ao vivo, via redes sociais, com um ou mais apresenta- dores mostrando produtos da loja, fazendo testes e demonstrações. Os telespectadores, por sua vez, podem comprar os itens enquanto assistem a live. Essa é uma evolução de interface do e-commerce. “Se pararmos para pensar, toda a Internet está mi- grando para vídeos (Youtube, Tiktok, Reels, etc.), enquanto o e-commerce continua com uma inter- face estagnada, muito semelhante a um catálogo”, comenta Gabriel Reginatto, co-founder da Alive App Brasil. “Naturalmente, quando o consumi- dor se depara com uma forma nova de comprar, podendo ver os produtos ao vivo e interagir com os vendedores/influenciadores, em uma experiência muito mais informativa e divertida, ele vai preferir esse formato”, completa o empresário. De acordo com Reginatto, a pandemia acelerou o e-commerce em geral e forçou as marcas a ofe- recerem para seus consumidores formatos mais engajadores de compra. E, além da live commerce possibilitar essa interação mais próxima com os clientes, esse também é um formato simples de ser executado e de baixo custo. “Para fazer uma live depende apenas do varejista. Hoje uma marca pode fazer com um celular e um ring light, usando o aplicativo da Alive”, explica Reginatto. “Existem GABRIEL REGINATTO, COFUNDADOR DA ALIVE APP BRASIL ETIENNE DU JARDIN, COFUNDADORA E CPO DA MIMO LIVE SALES
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