Móveis de Valor - Edição 211

41 moveisdevalor.com.br marcas que preferem contratar equipes de pro- dução profissionais, mas nós sempre defendemos tentar gastar menos com produção para que a marca possa fazer múltiplas lives até encontrar o formato ideal”, completa o empreendedor. Para ele, o maior esforço tem que ser aplicado em pensar no roteiro, no conteúdo e nas formas de divulgação. No comércio online, as live commerces chegaram para facilitar a preservação de um atendimento personalizado e humano. “Para os clientes, esse formato se assemelha ao atendimento atencioso da loja física, que explica tudo sobre o produto, só que no conforto das suas casas”, comenta Etienne Du Jardin, cofundadora e CPO da Mimo Live Sales. Etienne explica que as lives chegaram para solucionar problemas na jornada dos clientes online. “A experiência é ao vivo e o consumidor pode interagir enquanto coloca seu produto no carrinho de maneira fácil e intuitiva”, explica a CPO da Mimo Lives. “Ele pode fazer perguntas sobre o produto, pedir para ver um detalhe mais de perto, tirar dúvidas sobre o material, ver o que combina com o que, além de interagir com outros compradores”, completa a especialista. No mercado moveleiro a novidade já começou a se espalhar e tem rendido bons resultados. A Zissou Colchões em sua primeira live commerce realiza- da em 2021, movimentou em apenas uma hora o equivalente às vendas de um mês inteiro e obteve uma arrecadação oito vezes maior que o inves- timento realizado. Outras grandes varejistas de móveis também adotaram essa tendência e estão realizando lives com frequência. É o caso da Ma- galu, da Casas Bahia e da Americanas. O projeto tem trazido bons números para as três marcas. No caso da Americanas, por exemplo, a taxa de conversão das lives é sete vezes maior que a mé- dia do site e impulsiona o crescimento da busca dos produtos divulgados em mais de 10 vezes. Em relação a frequência, as grandes varejistas opta- ram por várias lives semanais. Na Americanas, são cinco por semana, já nas Casas Bahia e na Magalu foi escolhido apenas um dia da semana para a realização das lives. SEGREDO DE UMA BOA LIVE COMMERCE Segundo o cofundador da Alive App Brasil, Ga- briel Reginatto, toda live precisa ser pensada do ponto de vista de conteúdo. Como eu vou contar essa história para os consumidores? Que cenário vou usar? Quem irá apresentar a live? Vai ser um designer de interiores? Um especialista? Quais produtos eu vou mostrar e que tipos de promo- ções esses produtos terão? Todos esses tópicos precisam ser pensados pre- viamente, especialmente a parte dos produtos e dos preços. Mas é importante reiterar: não existe um formato definido para fazer uma live com- merce, você pode fazer dentro da loja, pode ir a uma casa ou showroom, pode chamar um consu- midor para participar, entre várias outras op- ções. “O importante é testar vários formatos sem medo, até encontrar um que faça sentido para o seu público”, destaca Reginatto. Para que uma live faça sucesso é essencial a es- colha de um apresentador de presença forte e de um bom conteúdo. “Ela precisa ser divertida para que o consumidor queira continuar assistindo e interagindo”, comenta o cofundador da Alive App. Por esse motivo, o apresentador precisa ser uma pessoa que se comunica muito bem, além de ter conhecimento aprofundado sobre os produtos. “Uma coisa que funciona bem é ter duas pessoas apresentando, por exemplo: uma influenciado- ra que seja boa comunicadora e um vendedor ou especialista que entenda bem dos produtos,

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