Móveis de Valor - Edição 211

45 moveisdevalor.com.br Além de compreender o que mudou na nossa relação com a casa, fomos guiados por 2 pergun- tas-chave: quais comportamentos serão mantidos depois de um ano e meio vividos como nunca dentro de casa? E quais serão os novos rituais e demandas de consumo da casa do brasileiro? A RETOMADA DOS SONHOS A mudança da nossa relação com a casa não foi li- near. A primeira fase, ainda no início da pandemia, foi marcada por muita ansiedade; a vida estava em suspenso. Nesse momento, fizemos adaptações em nossas casas de uma maneira provisória, com a esperança de que logo tudo voltaria ao normal. Passado um ano de reclusão, entendemos que não seria possível adiar indefinidamente os planos. Decisões importantes como mudanças, reformas, ou ainda o nascimento de filhos, casamentos, ou mesmo divórcios voltaram a gerar novas deman- das e desejos. Agora, não estamos mais adaptando a casa para algo passageiro, mas sim preparando nossos lares para a vida que queremos construir. Esse comportamento fica evidente ao comparar- mos as motivações das compras que já foram fei- tas com aquelas que estão por vir. A necessidade de adaptação da casa à rotina pandêmica cai de Passamos a nos importar mais com nossa casa na pandemia. E a tendência é continuarmos ligados aos nossos lares: AS PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES DE COMPRAS PARA CASA A retomada dos sonhos não quer dizer que temos apenas uma conexão romântica e idealizada com nossas casas. Passar mais tempo indoor implica também lidar com coisas práticas, seja a pintura de uma parede, seja uma torneira com vazamento. Agora conhecemos a fundo cada centímetro do nosso lar e queremos ter a certeza, na hora da compra, que estamos fazendo um bom negócio, capaz de resolver nossas dores domésticas. Ou seja, a necessidade se torna o grande balizador dessa compra. Nesse contexto, mapeamos 4 camadas de motivação que nos fazem comprar algo para casa: 1. Funcionalidade: itens que se tornaram essenciais nas novas configurações de rotinas e usos da casa 2. Conforto: necessidade de se sentir bem em casa 3. Performance: compensar de alguma forma experiências que antes eram vividas fora de casa 4. Inovação: desejo por novidade 29% para 14%, 1 e vem dando lugar à intenção de compra impulsionada pela retomada dos planos que voltam a sair do papel. A nossa pesquisa mos- tra que, por exemplo, as compras relacionadas a uma mudança de imóveis sobem de 15% para 20% entre os que já compraram e aqueles que pretendem comprar. 2 42 % acreditam que, com a chegada da pandemia, a relação com a casa mudou. Passaram a dar mais valor e se sentemmais conectados a ela 57 % dos brasileiros afirmam que, mesmo quando a pandemia acabar, a casa seguirá sendo uma prioridade e vão continuar investindo nela Fonte: Google Survey 1.000 entrevistas com brasileiros conectados 12 a 14 de Junho de 2021 Fonte: Google Survey 1.000 entrevistas com brasileiros conectados que compraram durante a pandemia x pretendem comprar no próximo ano coisas para casa - 28 a 31 de Maio de 2021 Já comprou Pretende comprar 40% Renovação ou redecoração Mudança de imóvel Reforma do imóvel Mudança na vida (nascimento filho, casamento, divórcio) Pandemia (adaptação da casa para nova rotina) Compra/aluguel de umsegundo imóvel Outros 38% 20% 15% 18% 13% 13% 16% 14% 29% 9% 6% 6% 2%

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