Móveis de Valor - Edição 211
46 moveisdevalor.com.br Essas motivações, no entanto, não são percebidas de forma homogênea. Famílias com mais renda tendem a equipar suas casas pensando em con- forto, performance e inovação. É o que chamamos de um consumo de “upgrade”, para melhorar algo que já existia. Já as famílias menos privilegiadas economicamente equipam suas casas pensando na funcionalidade, com muitos itens sendo com- prados pela primeira vez. Nesse cenário de mudanças domésticas, enquan- to alguns cômodos precisavam ser reformulados, a adaptação de outros se tornou item de desejo. A SALA: UM ESPAÇOMULTIFUNÇÕES Começando pela sala, o espaço da nossa casa que, da noite para o dia, passou a acomodar trabalho, estudo, convívio, todas as refeições e também o lazer. E ainda que algumas dessas atividades es- tejam de volta às ruas, a sala continua sendo um cômodo central: E durante a pandemia, o que percebemos é que essas compras passaram a estar pautadas por móveis que sejam mais confortáveis e que aju- dem a otimizar o espaço da sala com múltiplas funções. Como exemplo, as buscas por sofás con- fortáveis e móveis modulares chegaram a cres- cer cerca de 100%, considerando o primeiro ano de pandemia versus o ano anterior, e seguem em alta em 2021. Entre as muitas funções da sala na pandemia, uma muito marcante foi a de espaço do home of- fice. Ainda que dados do IBGE-PNAD indiquem que menos de 10% da população ocupada bra- sileira trabalha remotamente 3 , vimos as buscas por itens de escritório crescerem exponencial- mente na pandemia. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2021 a categoria já supera- va as buscas por sofás e acessórios. Apesar do home office parecer um privilégio de um grupo pequeno da população, identificamos na pesquisa o desejo por um espaço de trabalho mais estruturado e confortável. Quem já organi- zou o home office quer equipá-lo cada vez mais. E quem ainda não tem esse espaço quer cons- truí-lo. Esses desejos abrem caminho para novas demandas desse home office 2.0. A COZINHA: FADIGA X INSPIRAÇÃO Quando analisamos a função da cozinha na pan- demia, vimos dois comportamentos: a cozinha fadiga x a cozinha inspiração. Nas casas de famílias, cozinhar virou mais uma obrigação de uma lista sem fim de tarefas duran- te o confinamento. Nesse grupo, há uma busca por itens que facilitem a rotina e tragam prati- cidade. Vemos esse comportamento em alguns itens que apresentaram aumento expressivo du- rante a quarentena e seguiram crescendo no 1º semestre de 2021, em relação ao mesmo período no ano passado. 41 % dizem que a sala será o principal ambiente para as compras futuras de artigos para a casa Fonte: Google Survey, 1.000 entrevistas com brasileiros conectados que pretendem comprar no próximo ano coisas para casa - 28 a 31 de Maio de 2021 29 % de crescimento registrado nas buscas por sofás confortáveis 37 % de alta nas buscas por móveis modulares Fonte: Dados de buscas Google (1 o semestre 2021 x 1 o semestre 2020) 51 % de crescimento nas buscas por mesas ou cadeiras ergonômicas/reguláveis Fonte: Dados de buscas Google (1 o semestre 2021 x 1 o semestre 2020) 32 % de crescimento nas buscas por airfryer Fonte: Dados de buscas Google (1 o semestre 2021 x 1 o semestre 2020)
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