Móveis de Valor - Edição 211
48 moveisdevalor.com.br Por outro lado, em especial nas casas de quem mora sozinho ou como um casal, cozinhar virou um hobby. As pessoas procuraram entender a ori- gem dos alimentos e conhecer diferentes formas de preparo, o que também marcou uma maior preocupação com a saudabilidade. O QUARTO: ESPAÇO DE DESCOMPRESSÃO Seguindo para outra área importante nas casas, chegamos aos quartos. Durante a pandemia, o cômodo se tornou um espaço de descompressão e privacidade para quem pode. A novidade regis- trada foi um maior interesse por conforto senso- rial, um aconchego para além da cama, presente nas roupas de cama e jogos de toalha. As buscas por termos relacionados à qualidade e maciez desses itens chegaram a crescer 145%, conside- rando o período entre abril de 2020 e março de 2021 versus o mesmo período do ano anterior, e seguem crescendo em 2021. Com mais tempo em casa, os brasileiros também começaram a buscar por itens que ajudassem não só no conforto, mas na organização dos quartos. A VARANDA OU O QUINTAL: ESPAÇO PREMIUM Ter uma área de escape como uma varanda ou um quintal tornou-se um grande item de desejo. Vimos o reflexo disso nas buscas por varanda ou quintal, que cresceram significativamente du- rante a pandemia – e, agora, mesmo com a volta parcial das rotinas fora de casa, seguem em alta, crescendo 20% no primeiro semestre de 2021 versus o mesmo período do ano anterior. Para quem não tem um espaço externo, trazer um pouco de natureza para dentro de casa também foi – e continua sendo – um recurso importante. Buscas como jardim em casa ou como cuidar de plantas também cresceram. E quando, mesmo com tantas adaptações, nossa casa não dá mais conta de acomodar a nossa vida? O caminho é a reforma. Mais um item de desejo para o brasileiro que mais do que nunca conhece sua casa e sabe o que quer melhorar nela. ALÉMDO BOM, BONITO E BARATO A conexão mais forte com nossas casas não irá ar- refecer com o fim da pandemia. A necessidade de acomodação continua presente e a casa segue na lista de prioridades do brasileiro. Mas a demanda aponta para um consumidor mais preocupado com as camadas de necessidade e ao mesmo tempo mais pragmático na hora da escolha. Nesse contexto, varejistas e indústria têm o importante papel de ajudar os brasileiros a viverem melhor em suas casas. Como? Trazer soluções capazes de resolver as dores e tensões domésticas pode fazer a diferença, sem esquecer de demonstrar que aquele está sendo um bom negócio. Com isso, é essencial ir além do bom, bonito e barato. Os artigos de casa devem também entregar conforto, otimizar, organizar e delinear os espaços e rotinas. Fonte: Dados de buscas Google (1 o semestre 2021 x 1 o semestre 2020) 24 % de crescimento nas buscas por torradeira 22 % de crescimento nas buscas por sanduicheiras 28 % de crescimento nas buscas por termos associados à maciez, “x” fios e fios penteados Fonte: Dados de buscas Google (1 o semestre 2021 x 1 o semestre 2020) 17 % de crescimento nas buscas por cama-baú Fonte: Dados de buscas Google (1 o semestre 2021 x 1 o semestre 2020) 3 em cada 10 brasileiros pretendem reformar ou construir Fonte: Google Survey 1.000 entrevistas com brasileiros conectados 12 a 14 de Junho de 2021
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