Móveis de Valor - Edição 211

50 moveisdevalor.com.br GESTÃ0 É bom levar esta brincadeira a sério GAMIFICAÇÃO ENVOLVE, ENGAJA, MOTIVA AS EQUIPES DE VENDA E AUMENTA OS GANHOS DAS EMPRESAS NÃO É DE HOJE QUE COMPETIÇÕES E DESAFIOS SÃO USADOS PARA AMPLIAR A PRODUTIVIDADE DO TIME ESPECIALISTA DESTACA QUE A PRÁTICA DA GAMIFICAÇÃO ESTÁ LONGE DE SER UMA MODA PASSAGEIRA “E m uma competição, a ambição indivi- dual serve o bem geral”. A frase é de Adam Smith, o pai da economia moder- na. Dita três séculos atrás, ela respalda um mé- todo relativamente novo no mundo corporativo do século 21, a gamificação, que sucintamente, usa a mecânica, a dinâmica e a estética dos jogos em sistemas não relacionados a jogos. Ao lidar com metas, competição, pontuação, ran- king e recompensas, esse sistema lida também com elementos como motivação, envolvimento e engajamento para turbinar os lucros de empre- sas de uma forma espantosa. Por Guilherme Arruda, jornalista convidado “É um jeito de mensurar performances feitas de uma maneira lúdica e funciona porque todo mundo gosta de jogos”, define Fabiano Zanzin, idealizador do Método 4 Leis e fundador do Ins- tituto Brasileiro de Gestão e Liderança. “É algo sério que pode ser levado na brincadeira”, com- plementa o consultor que implantou o sistema em duas fábricas do setor. O ato de formatar um processo de venda em um jogo apareceu pela primeira vez em 2008 e desde então gerou aumentos de 11% a 50% nas prin- cipais métricas de vendas. Atualmente, é usada

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