Móveis de Valor - Edição 211

54 moveisdevalor.com.br pode motivá-los a não ficar para trás na corrida. Nesse caso, traga as métricas de desempenho à luz em uma atmosfera de total cooperação, em vez de competição. Reconhecimento público positivo é viciante, en- volve todos no jogo. É a parte mais significativa da gamificação, porque reforça comportamen- tos positivos. Resultado: vendedores engajados têm desempenho superior ao de seus colegas. O ideal é exibir as tabelas de forma consistente ao longo do dia, fazendo atualizações ao vivo conforme os participantes sobem e descem na classificação. Está provado que os sucessos individuais afetam o sucesso de toda a equipe. Um case que Tsukumo gosta de citar é da Fac- chini, fabricante de reboques e semirreboques para transporte de carga. “Havia um certo desânimo entre filiais porque algumas apresentavam alto desempenho e outras não. Estabelecemos performance usando per- centagem para equalizar as diferenças entre as unidades”, informa Tsukumo, que além das metas individuais, instituiu metas coletivas. “Houve tro- ca de experiências e a equipe subiu”, acrescenta. Atuações distintas entre filiais aparece no varejo, notadamente, o distanciamento entre pontos periféricos em relação aos localizados em áreas centrais e em shopping centers. Ao compreender melhor as motivações dos in- divíduos de sua equipe e ao empregar elementos do jogo de maneira adequada, você pode obter o máximo de cada membro. “Para saber se uma ga- mificação está dando certo o segredo é verificar se há engajamento das pessoas no sentido de querer fazer”, aconselha Fabiano Zanzin, lembrando que cada empresa escolhe o melhor modelo de gamifi- cação que atenda suas necessidades. Gamificação torna a rotina diária de vendas fácil e divertida, mas saiba que ela não é uma bala de prata. Tsukumo diz que empresas que adotaram gamificação tem se sobressaído nessa crise de uma maneira mais fácil e rápida, mas avisa, “não é a grande solução que vai resolver todos seus problemas, mas é uma daquelas que vai ajudar”. Resumindo: quando os vendedores ganham, to- dos ganham. E isso é motivo para comemorar. 5 ASPECTOS PRINCIPAIS PARA GAMIFICAÇÃO DE VAREJO PASSO A PASSO Graças aos jogos de gamificação você pode melhorar o posicionamento de um produto de uma forma mais dinâmica e eficiente, oferecendo uma experiência muito positiva ao cliente. Tenha ummelhor controle de seus pontos de venda por meio das atividades de gamificação e dos dados que coletam. O setor de varejo nunca foi tão divertido. As equipes de suas lojas de varejo se envolverão em uma competição saudável para melhorar sua produtividade. Além disso, os funcionários se sentirão recompensados individualmente. Com o objetivo de atingir metas maiores, sua equipe estará mais motivada para oferecer melhor atendimento ao cliente. A experiência do cliente na loja melhorará com a gamificação. Gamificação incentiva o comprometimento dos assistentes de vendas Fonte: https://playmotiv.com/en/gamification-for-businesses/gamification-for-retail/ • Defina o processo • Defina o público-alvo • Delineie o comportamento do público-alvo (anseios) • Descreva os jogadores com profundidade • Misture jogadores de alto e baixo desempenho • Peça-lhes que compartilhem ideias com colegas e apoiem uns aos outros • Desenvolva as ferramentas apropriadas • Defina metas tangíveis • Determine parâmetros de mensuração de resultados

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz