Móveis de Valor - Edição 211
6 moveisdevalor.com.br Por Ari Bruno Lorandi, CEO do Intelligence Group SIDERÚRGICAS REATIVAM USINAS PARALISADAS Sabe o que isso significa para os fabricantes de molejos para colchões e para o setor colchoeiro como um todo? Nada. O fio máquina, trefilado de aço para molejos de colchões, representa pouco em termos de receita para Gerdau e Belgo, as duas únicas fornecedoras nacionais. Desta forma, irão continuar obtendo altos lucros de um mer- cado pequeno mas, desta forma, rentável e sem concorrência direta. E, mais: quando gigantes desenvolvem uma estratégia integrada, envolven- do bilhões de reais em investimentos para alcan- çar um objetivo específico que, no caso, é manejar o preço de seus produtos em um mercado com potencial de expansão como o Brasil, é muita ingenuidade imaginar que exista algum lobby que possa demovê-los de seu objetivo. A RESPOSTA DA DOW FICOU ABAIXO DO ESPERADO Depois dos investimentos feitos na Europa para trans- formar colchão velho em poliol e das críticas pela falta de iniciativas semelhantes no Brasil, a Dow anunciou a campanha Reuse, no município paulista de Hortolân- dia (veja detalhes aqui). Tímido, não é a resposta que o setor colchoeiro esperava do maior fornecedor de ma- térias-primas para colchões no País. Mas também não adianta questionar a Dow sobre o assunto. Ela é avessa a dar explicações e isso vem desde 2012 quando fechou a fábrica de TDI na Bahia. Até hoje o governo baiano está esperando explicações, principalmente depois de todos os incentivos que havia dado à empresa no polo de Camaçari (veja na pág. 64). A CORRIDA DA INDÚSTRIA E OS VENDEDORES DE PÁS Entre 1848 e 1853, milhares de pessoas migra- ram de outras regiões do Estados Unidos para a Califórnia em busca de ouro. As primeiras pepitas foram encontradas em um leito de rio em Sierra Nevada e logo a história da descober- ta se espalhou e atraiu garimpeiros em busca de riqueza. Mas, para muitos a corrida do ouro foi uma maratona na direção da ruína financeira e daí veio a frase “na corrida do ouro, fica rico quem vende pá”, já que a possibilidade de ganhos indiretos com aquela euforia era maior para quem vendia ferramentas, pois tanto vencedores quanto perdedores precisavam de pás e pica- retas para tentar. Qualquer semelhança com indústrias e fornecedores de matérias-primas não é mera coincidência. LEITURA OBRIGATÓRIA Imperdível o Especial que analisa nesta edição o segmento de móveis infantis. Chama atenção a perda de mercado e a redução de preços dos móveis deste nicho. Mas a solução pode estar mais perto do que os fabricantes imaginam. Recomendo a leitura.
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