Móveis de Valor - Edição 211

65 moveisdevalor.com.br O fornecedor de soluções de espuma de poliu- retano flexível The Vita Group usará o poliol RENUVA™ para criar sua espuma flexível Orbis, uma oferta mais sustentável para o mercado de colchões e camas. De acordo com a Dow Poliuretanos, a cada ano cerca de 30 milhões de colchões são jogados fora na Europa. Se estivessem todos empilhados, a pilha teria 678 vezes a altura do Monte Everest (assumindo uma altura média do colchão de 20 cm - a altura do Monte Everest é de 8.848 m). Esta nova iniciativa permitirá uma economia mais circular para poliuretanos, garantindo que as aplicações em que são usados possam ser re- ciclados, e pode ajudar a UE a alcançar sua meta de ter 65% dos resíduos urbanos reciclados até 2030, disse a empresa. PROJETO SEMELHANTE PARA O BRASIL? Se a Dow Poliuretanos demonstra enorme preo- cupação em contribuir com a meta de redução de resíduos da Europa, tem igual preocupação em relação ao Brasil? É sempre bom refrescar a memória das pessoas, lembrando que o País já teve uma unidade de TDI, inaugurada em 1979 e incorporada à Dow em 1998. Em abril de 2012 a fábrica, que funcio- nava no Polo Petroquímico de Camaçari, região metropolitana de Salvador, foi fechada. Qual foi a justificativa? “A planta não tem sido lucrativa nos últimos anos e os investimentos adicionais requeridos tornariam a operação economicamen- te inviável. Durante o período necessário para a implementação de novos investimentos, a opera- ção da planta teria um nível de risco indesejado e elevado”, informou a companhia. A Dow, com 15 fábricas do Brasil, tinha preocupação com o risco que a fábrica de TDI representava. E todos que dependiam de TDI para produção de espumas de poliuretano passaram a depender das importa- ções, inclusive a maior parte da própria Dow. Na época, a decisão estremeceu a relação da empresa com o Governo do Estado, que dois anos antes conseguiu uma medida antidumping para fortalecer os incentivos fiscais e negociou reduções dos preços dos insumos do TDI. “Desa- gradou muito o governo, essa decisão. Quebrou um trabalho conjunto que estava sendo feito. Não é uma coisa que, como secretário, possa absorver com facilidade. A Dow não tem o compromisso com a Bahia que eu esperava que tivesse”, afirmou o titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Estado, James Correia. O secretário considerou “pequeno” o esforço da Dow em manter as ativi- dades da fábrica ou tentar vendê-la para outro gru- po, a fim de preservar o fornecimento da produção para as demais indústrias. “De qualquer forma, acho que não estão fechando uma quitanda, e sim uma fábrica que tem relação com várias outras fábri- cas, tem implicações com toda a cadeia. Apesar de toda a justificativa, pois segurança é algo difícil de discutir, considero o esforço pequeno perto do comprometimento que o governo teve para ajudar a empresa a continuar trabalhando”, disse o se- cretário na época. A DOW FECHOU SUMARIAMENTE A FÁBRICA DE TDI NO POLO DE CAMAÇARI (BA) EM 2012

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