Móveis de Valor - Edição 212
48 moveisdevalor.com.br NA MULTIMÓVEIS, O COMANDO SERÁ DELAS A lembrança é marcante. Quatro anos atrás, o carro em que se encontrava a empresária Maris- tela Longhi caiu de uma altura de 40 metros. O acidente ocorrido próximo as margens de um rio a fez refletir sobre como a vida é efêmera. O tema sucessão familiar estava na pauta já há alguns anos na Multimóveis (empresa de Bento Gonçal- ves), mas antes daquele “susto” o interesse em tocar em frente tinha a força similar à de alguém que convida um amigo para um café “qualquer dia desses”, sem nunca marcar uma data. A partir do episódio, porém, o assunto tomou outro rumo. “Como meu irmão também já vinha com pro- blemas de saúde, decidimos: bom, agora vamos começar de fato”, lembra Maristela. “Precisamos dar espaço. É muito boa essa mistura do conhe- cimento do jovem com a experiência da gente. É uma soma saudável”, reconhece. A Multimóveis é uma sociedade formada por duas famílias e três sócios diretores: Ivo Cusin, diretor industrial, Euclides Longhi, diretor comercial e Maristela Cusin Longhi, diretora administrativa financeira. As duas filhas de Ivo, Michele e Caroli- ne, ocupam os cargos de assessora administrativa financeira, e assessora de marketing, nesta ordem. O casal Maristela e Euclides têm duas filhas, Thais e Lais, mas apenas Thais está na empresa, como assessora comercial, enquanto Lais seguiu carreira independente: é arquiteta e atua em Porto Alegre. Em outras palavras, em breve a Multimóveis será comandada por três mulheres. Todas entraram na empresa há mais de 15 anos, passaram por várias áreas e hoje estão sendo preparadas para assumir novas funções. Michele assumirá o lugar da Maristela, Thais, substituirá Euclides, e Caroline atuará na área de marketing. Michele e Thais se formaram e depois estudaram e trabalharam fora do Brasil. “Foi vontade delas en- trar na empresa”, salienta Maristela, acrescentan- do que o conhecimento delas tem ajudado muito. Um exemplo: Antes da pandemia, a fábrica emitia poucas notas fiscais por mês. Hoje são cerca de 50 mil. O segredo foi atuar com força nos marketpla- ces, algo que já fazia desde 2007, mas de maneira lenta, porque não queria ser concorrente dos próprios clientes. O estímulo surgiu com a adoção do lockdown e o fechamento das lojas, que coinci- diu com uma feira que não aconteceu e uma série de lançamentos represados. “Ganhamos mercado e quase dobramos o faturamento. Saímos de um sistema tradicional para o novo mercado e isso graças as meninas”, conta a empresária. De fato, as mudanças foram profundas duran- te a pandemia. Antes, 85% do atendimento era direcionado para o mercado tradicional e, também, para grandes players que vendiam nos marketplaces. “Não faríamos isso não fosse o conhecimento delas. Viemos de uma geração de muitas transformações, mas existe certo conser- vadorismo. Graças a Deus temos elas para nos ajudar a entender e buscar novas alternativas”, elogia Maristela, acrescentando que há cerca de três anos as meninas ganharam autonomia para tomar decisões em suas respectivas áreas. “Nós participamos nas macro decisões com a partici- pação delas”, complementa. CARLOS BRITO, FUNDADOR DA MÓVEIS SÃO CARLOS, COM O FILHO GUILHERME BRITO CAROLINE CUSIN, IVO CUSIN, MICHELE CUSIN, MARISTELA CUSIN LONGHI, EUCLIDES LONGHI E THAÍS CUSIN LONGHI
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