Móveis de Valor - Edição 212
6 moveisdevalor.com.br Por Ari Bruno Lorandi, CEO do Intelligence Group TOP 20 É DIFERENTE DOS OUTROS Nesta edição você vai ver quem são as 20 empresas que obtiveram o maior reconheci- mento de seus clientes, recebendo indicação para conquistar o topo, as TOP 20 de 2021. Um dos objetivos é mostrar “quem é quem” quando se trata de produtos e serviços de ex- celência. Como disse Viviane Moscardini, “o TOP 20 ajuda, principalmente a nós lojistas, a sa- bermos quais são as melhores marcas para estarem em nossas lojas para atender melhor os nossos clientes”. É isso mesmo. CUIDADO COM OS MOVIMENTOS GLOBAIS. ELES CHEGAM INESPERADAMENTE “Muitos móveis são descartados antes do final da sua vida útil. Isso não só é um desperdício sem tamanho, como também faz com que os fabricantes produzam ainda mais móveis para atender a demanda”, afirma Pamela Paz, fundadora e CEO da Tuim, primeira empresa de Móveis por Assinatura do Brasil. É a economia circular chegando ao Brasil, o que já está sendo observado emmuitos países há algum tempo. As vendas, tanto online quanto na loja, diminuíram nos últimos anos. Os hábitos do consumidor estão mudando e as pessoas comprando menos ano após ano. Embora parte dessa mudança possa ser atribuída a razões decorrentes da consciência ambiental, muito disso, porém, tem a ver com fatores econômicos. Como resul- tado, várias comunidades alternativas de consumidores estão surgindo, facilitando o consumo colaborativo e a autossuficiência. Os eventos de troca, de aluguel (chama- do de assinatura) e de compra de usados também estão em alta. Some-se a escassez de matérias-primas e a falta de substitutos para muitas delas. Isso acendeu o alerta no mundo todo e os impactos já foram sentidos. É disso que trata o Cá Entre Nós que você pode ver acessando o QR Code ao lado. Termino meu comentário em vídeo fazendo uma observa- ção importante: Quando as pessoas não querem comprar, não adianta dar descontos. Não é o preço, é a não-ne- cessidade. Então, pergunto agora: Se você é industrial, quer dividir os prejuízos com os varejistas que continuam pressionando por preços menores, porque os fornecedo- res já decidiram que não querem. A chegada de um novo normal significa especialmente cuidar da sua política de preços e ajustar a sua produção à necessidade das pes- soas. Isso vai fazer muita diferença para atravessar 2022 mais saudável do que tem sido até agora e não terminar o ano abraçado com os prejuízos de seus clientes. O QUE VAMOS LEVAR PARA 2022? Para começar, é importante considerar que o ano novo sempre leva o residual do ano anterior e 2022 não será diferente. No caso do setor moveleiro, incluso colchões, mais do que o residual de 2021 vamos levar para o ano novo o que tem de mais velho na cultura empresarial: na primeira dificul- dade, se lança produtos novos com preços mais baixos. E essa estratégia equivocada não vai desaparecer, infelizmente. Então, queremos que você leve para o ano novo o que tem de mais importante em você e se não puder mudar o mundo para melhor, tente pelo menos mudar os que estão mais próximos. Assim você vai contribuir para sua vida ser melhor, o que já terá valido a pena o esforço. Um feliz Ano Novo!
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