Móveis de Valor - Edição 214

100 moveisdevalor.com.br Paixão pelo design clássico escandinavo Profissional de Valor A EDITORIA PROFISSIONAL DE VALOR DESTE MÊS CONTA UM POUCO DA HISTÓRIA DE DIRCE AYACO, UMA DESIGNER APAIXONADA POR MÓVEIS CLÁSSICOS ESCANDINAVOS COM UMA EXTENSA EXPERIÊNCIA EM EMPRESAS MOVELEIRAS, DIRCE BASEIA SEU TRABALHO EM TÉCNICAS DE DESIGNERS EUROPEUS RENOMADOS ATUALMENTE, ALÉM DE PRESTAR SERVIÇOS PARA EMPRESAS MOVELEIRAS, A DESIGNER MANTÉM SUA MARCA PRÓPRIA DE MÓVEIS, A UNO DECORE T endo como inspiração o trabalho de designers de móveis clássicos como Ib Kofod Larsen, Hans Wegner, Henry Walter Klein e Arne Jacobsen, a designer Dirce Ayaco está há mais de três décadas atuando no setor moveleiro. A paixão pelos móveis surgiu ainda na escola, enquanto Dirce fazia um curso tecnológico de decoração e através de disciplinas como desenho arquitetônico e desenho de móveis ela descobriu esse universo que, mais para frente, se tornaria sua profissão. Anos mais tarde, formada como desenhista industrial, Dirce foi contratada pelo Grupo Rudnick para trabalhar como designer de pro- dutos. Em seguida, chegou a hora de expandir seus horizontes morando no exterior, foi quan- do ela foi para Bruxelas e teve a oportunidade de conviver com grandes designers europeus no Bureau Design Center, sede de vários escri- tórios e marcas da indústria de móveis. DESIGNER DIRCE AYACO FOTO: CIDA DEMARCHI Nesse período Dirce descobriu sua paixão pelo clássico do design escandinavo, ao perceber seu encantamento por peças como a poltrona Was- sily, de Marcel Breuer (1925), a Barcelona, de Ludwig Mies Van der Rohe (1929), as Poltronas LC2 e LC3 e a Le Corbusier, de Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand (1929). “Minha peça prefe- rida, a poltrona Easy (1950), do dinamarquês Ib Kofod Larsen, seguida da maravilhosa poltrona Shell (1963) e a The Chair, de Hans Wegner, cha- maram a minha atenção pela utilização da madei- ra maciça torneada, suas curvas e os compensa- dos moldados, com técnicas artesanais”, conta a designer, relembrando o início dessa paixão. “Retornei da Europa com muitas ideias e orgu- lhosa por aprender tanto em tão pouco tempo... Foi lá que eu descobri que design é vida e alegria, sem limites...”, se emociona Dirce. Já quando o assunto é mobiliário nacional, a inspiração da designer vem de Joaquim Tenreiro, criador dos primeiros exemplares modernos da mobília brasileira. “A Cadeira Estrutural (1943), em pau

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