Móveis de Valor - Edição 214
71 moveisdevalor.com.br Ainda de acordo com ele, o retorno das lojas fí- sicas tem sempre algum impacto nas vendas das lojas online. “É algo que já notamos desde 2021, que as vendas no e-commerce em geral tiveram uma pequena quebra se comparadas com as do ano anterior, especialmente no setor de móveis”, comenta Gomes. No entanto, com a pandemia, houve também uma mudança de comporta- mento na maior parte dos consumidores, afinal, muitas pessoas que não estavam habituadas a comprar online, se adaptaram a essa nova realidade. E por isso é importante não esquecer desse detalhe. “Eu acredito que o caminho é apostar no omnichannel no setor moveleiro por- que esse formato permite que os vários canais de venda da empresa estejam conectados, e quando existe uma loja online e uma loja física, ambas têm de funcionar em sintonia”, destaca o consul- tor, explicando que é essencial que o estoque dos produtos esteja sincronizado na loja online e na física, e que a pessoa responsável pela loja física precisa saber também o que está disponível na loja online e vice-versa. Outro caminho que Gomes acredita que pode ser seguido pelos empresários do setor é o m-commerce. “Penso que a maior parte dos clientes do setor de móveis pode, inicialmente, não pensar em comprar um móvel online, mas pode acontecer em diversas situações que um potencial cliente visite a loja física, goste de um produto e passados uns dias decida fazer a compra na loja online no conforto da sua casa”, exemplifica o especialista. “E, se a empresa ofe- recer entrega a domicílio, algo obrigatório nos dias de hoje, o cliente vai ficar satisfeito porque efetuou a compra do móvel e recebeu o produ- to sem sair de casa”, conclui, destacando que a maioria dos consumidores só faz compras online através de smartphones, favorecendo ainda mais o crescimento do e-commerce. Mas, o especialista alerta: apesar do e-commerce ter evoluído muito nos últimos anos, hoje em dia ter uma loja online aberta não é suficiente para gerar vendas. Segundo ele, o segredo para obter sucesso nas plataformas de vendas online é ter es- tratégias de marketing bem definidas para se dis- tinguir da concorrência, tanto no alcance orgânico quanto no alcance pago. “No alcance orgânico, é importante ter uma loja online bem otimizada para que os meca- nismos de busca do Google mantenham ela no topo da página de pesquisas e, para isso acontecer, é essencial estar sempre publican- do conteúdo nas redes sociais e, de preferên- cia, ter presença em várias redes sociais (Facebook, Instagram, Pinterest e Tiktok)”, explica Gomes. Segundo o consul- tor em e-commerce, também é muito importante combinar o trabalho orgânico com os anúncios pa- gos. “Para o setor de móveis, penso que as campanhas e anúncios de pesquisa no Google se tornam essenciais para alcançar poten- ciais clientes que este- jam ativamente bus- cando por esses itens. É uma forma rápida de levar potenciais clientes para uma loja online e assim estar mais perto de fechar vendas”, conclui o especialista. LUIS GOMES, CONSULTOR DE E-COMMERCE
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz