Móveis de Valor - Edição 214

73 moveisdevalor.com.br E Flavio Daniel faz questão de dizer que as mu- danças geradas por esse investimento no digital são incríveis. “Hoje a gente tem um faturamento 40 a 45 por cento maior se comparado ao que ti- nha antes, na época em que esperávamos o clien- te. Isso com a mesma quantidade de lojas, ou seja, o aumento foi construído quase totalmente pelas vendas via internet, com essa margem dividida entre Instagram, Facebook, WhatsApp, parcerias com digital influencers, etc.”. Lógico que a pandemia deu um “empurrãozi- nho” na digitalização da Tradição Móveis, que já estava com um processo bem encaminhado. “A pandemia nos influenciou a melhorar o que a gente já vinha fazendo, começamos a fazer lives e vimos que o resultado estava sendo muito bom. A live shop é explosiva em vendas e se transfor- mou em mais um dos nossos canais de venda. Também expandimos parcerias com influen- cers e abrimos o nosso e-commerce, pois antes fazíamos as vendas somente pelas redes sociais”, esclarece o empresário. A Tradição Móveis percebeu que alguns de seus clientes ainda ficavam um pouco inseguros ao fazer compras diretamente nas redes sociais, por isso o investimento em um e-commerce próprio. Flavio conta que agora eles estão se preparando para entrar no mundo do marketplace e, além disso, aproveitaram para criar processos de digitalização internos. “Junto com nossos cola- boradores, fizemos todo um planejamento para processos rápidos e para uma possível atuação dos funcionários em home office (em caso de agravamento da situação da Covid), automatiza- mos muita coisa, o que melhorou bastante nosso dia a dia”, destaca. A participação dos colaboradores também é muito importante na geração de conteúdo e co- municação direta com os clientes. Flavio Daniel acredita em postagens mais informais para que os consumidores se identifiquem com aqueles funcionários que os atendem. “Às vezes nós mos- tramos até o café da manhã dos colaboradores e vamos conversando com o público sobre essas amenidades, assim acontece uma boa identifica- ção e o cliente sente que está comprando em uma loja que conhece sua realidade e o trata de igual para igual”, completa. CONHECIMENTO COMPARTILHADO Além de investir em sua loja, Flavio tam- bém vem investin- do em sua imagem como empreendedor e conquistando seus próprios seguidores. O pernambucano possui um canal no YouTube e uma conta de Ins- tagram voltados aos ensinamentos sobre digita- lização, marketing e empreendedorismo, onde conversa com lojistas de todo o Brasil. “Eu faço conteúdo para o lojista de móveis, por- que sinto que essa categoria é muito abandonada pelo mercado, não tem muita cultura sobre isso e nem aprendizado nas redes sociais. Eu deci- di compartilhar até para criar um ecossistema empreendedor nesse setor, em que as pessoas não estão muito focadas em tecnologia e marketing digital. Quando começou a pandemia muitas pes- soas me pediram ajuda sobre isso, aí fizemos 30 dias de live para não ter que ficar fazendo mento- ria um a um, já que era inviável”, explica. O empresário aproveita para enaltecer a impor- tância de aprender sobre tudo isso e colocar no- vas ações em prática no cenário atual. “Eu creio que esse ano vai ser difícil, porque nós tivemos dois anos de ascensão das vendas. Não é para ter medo, mas aproveitar para organizar a casa, ficar de olho nos números, fazer mais eventos na empresa, enfim, é a hora do dono estar realmen- te no controle do negócio. Eu sempre digo que a gente, como empresário, tem que estar na ponta o tempo todo”, encerra. FLAVIO DANIEL DE ALMEIDA BATISTA, PROPRIETÁRIO DA TRADIÇÃO MÓVEIS SABER USAR ADEQUADAMENTE AS REDES SOCIAIS FAZ MUITA DIFERENÇA

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