Móveis de Valor - Edição 214

79 moveisdevalor.com.br agregado, em contraponto com a forte eleva- ção do custo dos insumos que afeta a indústria, impacta o consumo, sem dúvida. O ano de 2021 também foi marcado pela perda de poder aqui- sitivo dos consumidores, intensificado pela alta da inflação. “Isso fez com que as pessoas preci- sassem optar por produtos que caibam no seu orçamento e, em vários casos, optando até pelo adiamento da compra”, conta Marco Antonio Prezia, diretor comercial da BekaertDeslee. Verdade, mas o adiamento tem também prazo de validade e não parece que o consumidor vai abrir mão de mais conforto por uma diferença pouco maior do que um quilo de carne. Durante os últimos 18 meses a cadeia colchoeira promoveu um verdadeiro upgrade nos colchões, (termo usado para mostrar elevação no nível de um produto ou serviço), e não há razão para downgrade agora (termo que explica a mudança dos componentes habitualmente utilizados por similares de menor custo). Mas essa fórmula tem sido adotada por algumas indústrias de colchões. Nesse processo vemos o tamanho das molas di- minuindo, a quantidade de EPS aumentando, te- cidos com menos fios, entre outras manobras que os fabricantes passaram a adotar para diminuir os custos de produção. Mas será que é possível fazer isso sem perder a qualidade do produto? “No fenômeno do downgrade uma marca diminui a qualidade e a outra reduz ainda mais. Ao invés da concorrência ser utilizada para estimular as indústrias a produzirem itens cada vez melhores, ela passa a fazer o contrário”, observa Charlene Vaz, diretora de marketing e design da Bekaert da América do Norte. “Quando os consumidores descobrirem que estão comprando produtos com componentes inadequados, as vendas de colchões devem cair e o mercado vai se dar conta de que diminuir a qualidade dos produtos não é o cami- nho para contornar uma crise”, conclui Charlene. Para Gustavo Lemos, presidente da Legget da América do Sul, “existe uma pressão enorme das grandes varejistas para redução de preços. Isso faz com que os fabricantes de colchões pro- curem quase sempre opções mais baratas para conseguir reduzir seu ticket médio. O fato é que isso faz com que o mercado se nivele por baixo”, completa Lemos. MARCO ANTONIO PREZIA, DIRETOR COMERCIAL DA BEKAERTDESLEE CHARLENE VAZ, DIRETORA DE MARKETING E DESIGN DA BEKAERT DA AMÉRICA DO NORTE DESENVOLVER PRODUTOS MAIS BARATOS RESOLVE O PROBLEMA?

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