Móveis de Valor - Edição 215

28 moveisdevalor.com.br FEIRAS E EVENTOS Fimma supera expectativas FEIRA CUMPRIU SEU PAPEL DE APRESENTAR MÁQUINAS, ACESSÓRIOS, SOFTWARES E MATÉRIAS-PRIMAS COM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, ALÉM DE SUPERAR ESTIMATIVAS DE VISITANTES E NEGÓCIOS O setor moveleiro vem de um segundo semestre exibindo retomada moderada da atividade. Ao cruzar a linha para 2022, entretanto, hou- ve um recuo, situação adversa ao pensamento dos fabricantes que projetavam um ano menos turbu- lento. Esta oscilação tem o hábito de abalar a segu- rança dos tomadores de decisões, mas ao depurar os relatos dos expositores da Fimma Brasil 2022, surgem duas constatações animadoras: o número de contatos ficou acima do que costumeiramente acontece e as chances de concretização de negócios no pós-feira são perfeitamente reais. Pesquisas indicam crescimento de 15% a 20% dos negócios em relação a edição anterior. “São projeções. Tudo dependerá do que vai acontecer daqui para a frente”, discorre o presidente da feira, Euclides Rizzi, chamando a atenção por ser ano de eleições. “Sempre complica. A compra de máquina depende da percepção de segurança dos empresá- rios na economia, e qual será a tendência do merca- do”, disse, empolgado com o número excepcional de profissionais visitando os estandes. “Ficou acima de todas as nossas expectativas nesse momento meio inseguro que estamos passando”, enfatizou. Euclides Rizzi recebeu feedback de diversos expositores mencionando negócios bem enca- minhados. “No segundo dia um empresário me falou que com os resultados de vendas obtidos até ali, não precisaria ficar mais dois dias na feira. Claro que isso não ocorre com todo mundo. No segmento de máquinas, por exemplo, os negócios não acontecem tão rápido, mas se mostra muita inovação”, informa Rizzi, que é diretor comercial da Ideal Máquinas. Em relação ao tempo de maturação, quanto maior o investimento, maior é o tempo de deci- são; quanto menor o valor envolvido, menor é o tempo. E quando envolve tecnologia é preciso tempo para entender as novidades. Normalmen- te, as vendas acontecem 12 meses a partir do início dos contatos. “Depende ainda do compor- Por Guilherme Arruda e Inalva Corsi, jornalista convidado e editora

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