Móveis de Valor - Edição 215
31 moveisdevalor.com.br Berneck • Como parte das atividades em alusão aos 70 anos de his- tória, completados em janeiro, a Berneck aproveitou as feiras gaú- chas para comemorar com seus parceiros e também para apresentar as novidades. No estande da Fimma fez o pré-lançamento da Cole- ção Sentido, com a apresentação de cinco produtos, inspirados no Japandi, Minimalismo, Brutalismo, Artesania e na sustentabilidade. “A nova coleção prioriza todos os sentidos e traz à tona as tendências da arquitetura e decoração”, conta Andrea Colin Correa, superviso- ra de produtos da Berneck, afirmando ainda que essas inspirações fazem parte do DNA da empresa. Porém, a Berneck também aproveitou seu estande para explorar as chapas cruas de MDF, HDF e MDP, com a ideia de reforçar a versa- tilidade e as possibilidades desses produtos na forma natural. Aliás, o estande da empresa foi construído de modo que pudesse representar o crescimento, o que já chama atenção também para a inauguração da unidade de Lages, em Santa Catarina, cujo investimento foi de R$ 1,6 bilhão e contará com serraria e uma linha de MDF, por enquanto. UM ESPAÇO PARA RESPIRAR INOVAÇÃO A percepção de inovação como cultura ainda é incipiente em grande parte das empresas da ca- deia moveleira. Poucos percebem a importância e a necessidade de ter uma equipe dedicada. Predomina o entendimento de que gera custos e de que é um processo muito difícil. A partir desta reflexão, se chegou ao Ecossistema Inova- tion, um espaço para desmistificar a inovação, cuja estreia na Fimma serviu para aproximar pessoas, empresas, centros de tecnologia, universidades, entidades de classe, atores da cadeia moveleira, além de preparar os stakehol- ders (públicos de interesse) para o futuro. “O intuito é melhorar a eficácia das empresas, demonstrando como agregar valor aos produ- tos e serviços com inovação”, sintetiza Renato Bernardi, vice-diretor de Inovação da Fimma e um dos quatro coordenadores do projeto. O espaço de 435 m² foi cedido pela feira sem qualquer custo para os parceiros. No espaço Ecossistema aconteceu o Fimma Summit, conjunto de mais de 30 palestras, além de pitches, startups e cases. Temas como Inova- ção na Prática, proferida por Daniel Ely, CTO da Randon; Caminhos da Inovação, por Luiz Ni- colao, diretor da Green Inovation; Capitalismo Consciente, por Marcos Antônio Citolin, gerente do Sicredi Serrana; e Metaverso e Realidade Estendida: O futuro já chegou para seu negócio, por José Rodolfo Masiero, da parceria Sebrae X e DBlab, atraíram centenas de visitantes. O projeto nasceu a partir da criação da diretoria de inovação na Fimma que, por sua vez, elabo- rou o planejamento. Nele consta o Fimma Ino- va, escola que tem como objetivo unir a cadeia moveleira para discutir a liderança inovadora. E o Inovation Business Game ( jogo de negócios) associado ao método, no qual se aplica o Road- map e o Circuito de Inovação. “O foco em inova- ção é para salvar os próprios negócios”, apontou Euclides Rizzi, presidente da Fimma. GRAÇA BERNECK GNOATTO, DIRETORA COMERCIAL E MARKETING DA BERNECK, QUE APROVEITOU A FIMMA PARA COMEMORAR OS 70 ANOS DA MARCA
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz