Móveis de Valor - Edição 215
52 moveisdevalor.com.br E é justamente sobre a importância do vende- dor, que Fred Rocha, consultor e palestrante em varejo, inicia sua reflexão sobre a construção de carreira. “Varejo é onde tudo acontece, tudo que é produzido no planeta é vendido no varejo. Qual- quer produto ou serviço, no final das contas, tem a função de atender um consumidor final, seja ele uma pessoa jurídica ou física. Ou seja, varejo é tudo aquilo que a gente vende e que o consumidor vai utilizar e não vai revender”. O consultor ressalta que o prestador de serviços também é varejista. “Ele tem atitudes comerciais de um varejista, faz a propaganda igual varejista, talvez ele tenha até que customizar o seu produto, já que o serviço nada mais é que um produto cus- tomizado e adequado a cada necessidade do clien- te”. A partir daí, ele comenta que costuma brincar que em nenhuma profissão no mundo vamos ser bem-sucedidos se não formos bons vendedores. “Aquele médico que não sabe vender, vai acabar curando só gripe e diarreia”, diverte-se. Fred cita, assim como Emi, a discriminação sofrida pelos vendedores, comentando que para muitos a pessoa “não deu em nada” e por isso virou vendedora. “Eu acho que falta informação. Inclusive, a National Retail Federation (NRF) – federação americana de varejo – cria uma cultura para poder conquistar jovens de qualquer nível social, afinal o varejo é a base da pirâmide”. Por isso, uma das dicas do consultor é para que os vendedores estudem o mercado de vendas e sai- bam realmente vender. “Na escola a gente tem que colocar como opção de carreira ser um vendedor, porque em algum momento da nossa vida a gente vai ser vende- dor de alguma coisa, seja de um serviço, um so- nho, uma opinião ou de um produto”, acredita Emi, ao comentar sobre a formação da criança para o futuro. Fred Rocha aproveita para fazer uma crítica sobre a educação básica aqui no Brasil. “O varejo brasileiro sofre muito para contratar por conta de falhas na educação. Ao contrário do que muitos pensam, a educação básica é muito importante para criação e para formação de caráter, e isso implica na formação de vende- dores, pois é preciso que a pessoa seja coerente para encarar a profissão”. ROTINA DE APRENDIZADO “O varejo é muito disciplinador e educador, quando se trata de atendimento e de lidar com pessoas”, afirma Emi Ohashi. Ela defende que o varejo é uma ótima maneira de aprender a criar uma rotina e também a ter jogo de cintura. “Ne- nhum dia vai ser igual ao outro, assim como os clientes não são iguais, é preciso saber lidar com qualquer tipo de pessoa que esteja interessada em comprar seu produto. A gente aprende a lidar com o inesperado, isso é muito importante”. A gerente regional da Tok&Stok aproveita para falar sobre ser vendedor de móveis. “O que mo- tiva diariamente no varejo de móveis é o encan- tamento do cliente ao comprar um móvel. Ele já realizou o seu sonho de ter uma casa própria ou de alugar o seu primeiro apartamento e quando ele vem comprar um móvel é para ratificar esse sonho. Ou seja, nós vendemos um sonho para cada cliente”. E ela também fala da própria experiência adquiri- da pelo profissional ao trabalhar com esse tipo de produto. “Esse segmento nunca tem rotina, por- que sempre tem uma tendência nova, sempre tem estilos de clientes diferentes para a gente atender, cores, acabamentos variados. Essas novidades e lançamentos são o que me motivam no dia a dia, principalmente, quando tem um cliente com estilo diferente para a gente atender”, finaliza. E aí, você é vendedor ou está vendedor? VENDER MÓVEIS PODE SIGNIFICAR A REALIZAÇÃO DE UM SONHO PARA O CLIENTE
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