Móveis de Valor - Edição 215
57 moveisdevalor.com.br chegando até na nota fiscal do que foi entregue. “Assim é possível fazer a auditoria do frete, dando mais segurança para quem vende e quem com- pra”, acrescenta. O diretor de marketing da Everlog sempre frisa a redução de custos como um dos maiores benefícios desse tipo de serviço. “Conseguimos reduzir o custo significativamente por termos uma equipe estrutu- rada e entendermos a operação da empresa antes de começarmos o trabalho. Desse modo, consegui- mos fazer uma precificação de acordo com o porte da empresa e com o processo que vai ser feito”. Alexandre Sousa diz que a startup é procurada por empresas de diversos tamanhos e que as maiores são as que possuem mais dificuldades na hora de gerir os fretes, pois quanto maior o volume, mais complicado de acompanhar o processo. “E no caso das pequenas, a maioria não possui um sistema de gestão de fretes. Alguns acreditam que isso só pode ser feito da maneira tradicional, com as empresas mais antigas e que resultará em um grande gasto, e acabam optando por fazer tudo isso manualmente, o que demanda muito tempo”, reforça. Mas, em tempos de pandemia e guerra, não dá para “bobear” quando o assunto é frete. “Quan- do tudo isso começou, os processos ainda eram muito manuais aqui no Brasil, como mencionei ao citar as pequenas empresas, mas com a im- plantação do home office para grande parcela da população e com o distanciamento, esse tipo de processo se tornou mais complicado e exige cada vez mais agilidade. É nessa hora que empresas como a nossa agem e conseguem organizar tudo isso, afinal a procura por frete é muito alta, e é preciso procurar o melhor transportador para cada empresa”, explica Alexandre. Venda, auditoria, acompanhamento, redução de tempo e de preço, e entendimento da performan- ce da transportadora como um todo, são tarefas atribuídas a quem vai fazer a gestão de frete. “Fazer essa integração com transportadores e registrar as ocorrências direto na plataforma da empresa asseguram o caminho do produto até o consumidor final. A gestão de fretes desperta in- sights, usa a inteligência tecnológica e a indústria passa a entender melhor como tudo isso funcio- na”, afirma o diretor comercial e de marketing. ALEXANDRE GONÇALVES SOUSA, DIRETOR COMERCIAL E DE MARKETING DA EVERLOG
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz