Móveis de Valor - Edição 215
8 moveisdevalor.com.br PONTO DE VENDAS ETNA DÁ ADEUS AOMERCADO Fundada em 2004, a Etna nasceu para ser referên- cia no mercado de móveis, decoração, utilidades domésticas, organização, cama, banho e ilumina- ção. Desde o ano passado a empresa vinha enfren- tando uma crise e agora chegou a hora de dizer adeus ao varejo brasileiro. Segundo os administra- dores da marca, eles não possuem mais interesse em seguir com a rede. E agora a empresa começou a liquidar seu estoque com descontos de até 90%. VAREJO E INDÚSTRIA X PLATAFORMAS CHINESAS Luciano Hang (Havan) e Alexan- dre Ostrowiecki (Multilaser) são os líderes do movi- mento que está fazendo representantes do varejo e da indústria brasileira se unirem contra plataformas chinesas que permitem a importação direta de produtos por pessoas físicas. Nomes como Shopee, AliExpress, Wish, Shein e Mercado Livre foram citados. A pro- posta é de que o consumidor pague os impostos de importação no momento da compra e não somente quando o produto chega à Receita Federal. Após ser pressionado, o governo preparou uma Medida Provisória (MP) que impõe restrições a essas gran- des varejistas estrangeiras. VIA VAREJO EMAGALU TERMINAM2021 COMPREJUÍZO A dona das Casas Bahia e do Ponto Frio regis- trou prejuízo líquido de R$ 297 milhões em 2021, contra lucro de R$ 1 bilhão acumulado no ano anterior. E não foi só a Via que sofreu com os prejuízos do ano anterior. O Magazine Luiza tam- bém teve desempenho abaixo das expectativas do mercado em 2021. A cifra foi positiva em R$ 114,2 milhões, ante R$ 377,8 milhões em 2020, uma queda de 69,8%. MERCADO LIVRE FAZ INVESTIMENTO DE R$ 17 BILHÕES NO BRASIL A empresa, que no último ano conquistou resul- tados recordes, com forte crescimento, melhores margens e resultado operacional, está fazendo um investimento de R$ 17 bi no Brasil, pressionando os concorrentes. Visto que, o aporte do Mercado Livre no País é cinco vezes maior do que o das va- rejistas locais como Americanas, Magazine Luiza e Via que não conseguem passar dos R$ 2 bilhões ao ano. O foco da plataforma reflete a importância nacional nos resultados consolidados do Mercado Livre, visto que o Brasil é responsável por cerca de 53% das vendas no marketplace e as vendas cor- respondem a 40% do valor líquido da empresa. APOSTA EM MÓVEIS INFANTIS ANTIACIDENTES RENDE R$ 6 MILHÕES A empresa de mobiliário infantil Muskinha nasceu com o propósito de unir o útil ao agradável ao entregar mó- veis infantis antiacidentes. A ideia veio com a queda da filha de sua fundadora de um berço recém-comprado. A primeira loja foi aberta em 2016. O carro-chefe hoje é a chamada “cama-casinha”, capaz de reunir brinquedos e outros mimos no mesmo espaço de descanso do bebê. A empresa deverá faturar R$ 6,7 milhões em 2022.
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