Móveis de Valor - Edição 216
10 moveisdevalor.com.br Por Ari Bruno Lorandi, CEO do Intelligence Group A NECESSIDADE É A MÃE DA INVENÇÃO Quem disse isso foi Platão, mais ou menos 400 anos antes de Cristo. Portanto, na época não se pensava em ter uma indústria de móveis e Platão acreditava piamente em sua frase. Hoje, segura- mente ele pensaria diferente. Sim, porque necessi- dade não falta para se inventar o novo mobiliário, dotado de alto conforto habitacional, introduzindo também o “design sentimental”, que se baseia nas memórias familiares e desenvolve a inovação. Esperemos, contudo. Afinal somos resilientes e jamais perderemos a esperança de ver – não um setor inteiro – mas uma boa parte – surpreender o consumidor e comemorar os resultados, inde- pendentemente de crises econômicas passageiras. METAVERSO LOGO ESTARÁ AQUI Estudos da consultoria Accenture mostram que a chegada do metaverso no Brasil será mais rápida do que em regiões como Estados Unidos e Europa. “Estamos apostando que vai acontecer no Brasil daqui dois a cinco anos”, diz Paulo Ossamu, dire- tor-executivo de Tecnologia da Accenture na Amé- rica Latina. “Haverá impacto já nos próximos dois anos”. E por que teremos esse privilégio na corrida pelo metaverso? Os estudos apontam que a popu- lação brasileira é mais jovem do que a de mercados mais maduros. Além disso, houve um salto no uso de equipamentos eletrônicos durante a pandemia. “Sempre acreditei que grande parte do meu trabalho acontece do lado de fora do escri- tório. Gasto bastante sola de sapato para ouvir os clientes lá na ponta, dialogar com os consumidores e estar perto da nossa operação. Viajo muito para visitar lojas do grupo e de outras empresas no Brasil”. QUE INVEJA QUE DÁ A Anamaco (Associação Na- cional dos Comerciantes de Material de Construção) e o grupo financeiro The Fortune One lançaram recen- temente o Anamaco Bank, uma instituição financeira para aten- der as mais de 114 mil lojas associadas. A ideia é oferecer às empresas, fornecedores, funcionários e prestadores de serviços da cadeia de material de construção todo tipo de serviço financeiro. A parceria começa com capitalização de R$ 1 bilhão e o piloto vai atender 500 clien- tes do interior de São Paulo e, pouco a pouco, se expandirá para todo o Brasil. Enquanto isso as mais de 60 mil lojas de móveis estão lutando uma contra a outra via descontos e liquidações... Este assunto foi tema da edição de março da MV. Acesse aqui. Muitas dificuldades de compreensão sobre o que move o consumi- dor seriam resolvidas pelos fabricantes de móveis se seguissem o vice-presidente do Conselho do Boticário. Artur Grynbaum
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz