Móveis de Valor - Edição 216

42 moveisdevalor.com.br VAREJO O fenômeno das compras por vingança A PANDEMIA, SEM DÚVIDA NENHUMA, É UM FATOR DE MUITA INFLUÊNCIA NESSE MOVIMENTO DE COMPRA NO MERCADO BRASILEIRO FICAR EM CASA, COMMENOS DINHEIRO E MUITAS RESTRIÇÕES FEZ COM QUE O BRASILEIRO SENTISSE O DESEJO DE COMPRAR TUDO AQUILO QUE NÃO CONSEGUIU ANTES MESMO COM A TENDÊNCIA DE VOLTA AO COM- PORTAMENTO NORMAL DE CONSUMO, AS MAR- CAS AINDA PODEM EXPLORAR ESSES MOMENTOS EM QUE AS PESSOAS QUEREM SE MIMAR S e você não ouviu o termo revenge buying, provavelmente deve ter escutado por aí as pessoas falando sobre compra por vingança, ainda mais depois do início da pandemia. Pois é, o Brasil também viu as consequências de um fenômeno mundial que levou boa parte das pes- soas até as lojas para comprar tudo aquilo que elas não tinham comprado enquanto estavam em isolamento social e as lojas físicas não esta- vam funcionando. Para entender melhor tudo isso e quais as con- sequências que podem ser vistas no mercado brasileiro até hoje, a CEO do Grupo Bittencourt – Inteligência em redes de negócios, Lyana Bit- tencourt, explica a raiz desse fenômeno. “Revenge buying é um termo em inglês que, em um primeiro momento, significava a demanda reprimida por produtos estrangeiros aos quais os chineses não tinham acesso. Em tempos de pandemia, a expres- são explica a possibilidade de um retorno massivo e repentino ao varejo por parte dos consumidores que estavam obrigados a ficar em casa”. Por Natalia Concentino, jornalista

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