Móveis de Valor - Edição 216
43 moveisdevalor.com.br A empresária conta como esse termo foi ganhan- do mais espaço e como as pessoas passaram a agir. “Os primeiros movimentos que trouxeram esse termo novamente à tona foram em razão da privação compulsória dos consumidores ao ato de consumir nas lojas físicas ou shoppings. Não é algo que se possa atribuir ao consumo online, uma vez que o movimento para o varejo online foi exatamente o inverso. As pessoas tinham somen- te essa opção de compra e o fizeram de forma recorrente”, relata. Uma vez liberado o comércio físico, alguns segmentos viram suas vendas alavancarem, co- menta Lyana. “O mercado de luxo é um desses exemplos, mas isso não aconteceu com todos. Aquelas empresas que focaram em oferecer benefícios ao consumidor e que mantiveram as ações promocionais, além de oferecerem uma boa experiência de compra, conseguiram acele- rar a retomada”. A CEO do Grupo Bittencourt cita uma situação aqui no Brasil em que ficou bem evidente esse comportamento logo após as primeiras liberações começarem a acontecer nas cidades. “O shopping center Neumarkt que fica em Blumenau, Santa Catarina, teve filas de consumidores que espe- ravam para entrar no estabelecimento no dia da primeira reabertura, em 22 de abril de 2020. A situação acabou se tornando icônica, pois o shop- ping ainda preparou uma recepção com tapete vermelho e música ao vivo”, recorda. “De qualquer forma, existem outras situações em que o revenge buying ocorre no dia a dia, sempre em situações de privação do consumo. Uma pes- soa que ficou muito tempo sem poder consumir determinado produto ou que ficou sem renda e finalmente pôde voltar a consumir, por exemplo”, prossegue Lyana em sua explicação. Ela também alerta para o fato de que esse fenô- meno deve ir amenizando à medida que o tempo vai passando e as pessoas percebem que devem controlar melhor seus gastos. “No primeiro mo- mento de reabertura dos comércios, os consumi- dores priorizaram bens essenciais a depender de sua condição social e financeira. Há quem não foi tão impactado pela crise e tem recursos suficien- tes para passar ileso por uma recessão, mas essas LYANA BITTENCOURT, CEO DO GRUPO BITTENCOURT AGLOMERAÇÃO CAUSADA NA REABERTURA DO SHOPPING NEUMARKT, EM BLUMENAU (SC)
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz