Móveis de Valor - Edição 216

54 moveisdevalor.com.br P ela primeira vez nos últimos cinco anos, o desempenho da balança comercial do setor moveleiro para o primeiro trimestre do ano fechou com superávit. No caso, de US$ 57,2 mi- lhões, resultado das exportações de US$ 229,710 milhões e das importações de US$ 172,442 mi- lhões. Os embarques aumentaram 11,8% em relação a igual período do ano passado, enquanto as compras externas recuaram 17,2%. Todavia, é preciso cautela. Parte desse desempenho reflete negócios iniciados ano passado. Fabio Barrinuevo conta que nos últimos dois anos ga- nhou áreas importantes ocupadas antes por concor- rentes asiáticos, mas ao fazer um balanço do trimes- tre diz ter sentido impacto devido aos custos internos das matérias-primas e do câmbio. “Há apetite do mercado internacional para continuar desenvol- vendo negócios com o Brasil. A forte valorização do Real, contudo, deixou nosso produto mais caro para o comprador internacional, aliado aos fretes que, para alguns dos nossos destinos, continuam subindo”, aponta o dono da FB Export, de Chapecó (SC). A África emerge como a nova fronteira de negócios EXPORTAÇÕES DO PRIMEIRO TRIMESTRE MOSTRAM FABRICANTES ATENTOS AS OPORTUNIDADES QUE SURGEM NO CONTINENTE CÂMBIO, ALTA DOS CUSTOS DAS MATÉRIAS-PRIMAS E FRETES PODEM AFETAR AS EXPECTATIVAS PARA TODOS OS MERCADOS EXPORTAÇÃO Por Guilherme Arruda, jornalista convidado América do Norte, com participação de 36,5% de todas as exportações, e América do Sul com 34,8%, concentraram o maior volume das expor- tações, mas em termos relativos, a África vem ganhando interesse na agenda dos fabricantes. Antes da pandemia tinha 2,2% de presença entre os negócios para o primeiro trimestre. Agora su- biu para 3,1%. “A África acaba sendo vista como uma oportunidade de expansão dos negócios na medida que o mercado lá também vai se desen- volvendo e amadurecendo”, comenta Fabio. UM CONTINENTE EM EXPANSÃO Que o diga a Moval, de Arapongas (PR). “Neste tipo de produto que fizemos não temos a concorrência dos chineses. Ainda não, mas estão chegando”, ob- serva o CEO da Moval, Adilson Rodrigues. O conti- nente registrou crescimento de 37% neste trimestre sobre o mesmo período do ano passado e duplicou o volume em relação a 2018. Um terço das vendas foram para a África do Sul, que saltou de US$ 515 mil em 2020 para US$ 2,4 milhões neste ano. Ango- la e Gana são outros destinos em ascensão.

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