Móveis de Valor - Edição 216
69 moveisdevalor.com.br MAIS SOBRE O GRUPO PIKOLIN Com sede em Zaragoza, Espanha, e 10 plantas fabris no mundo, o Grupo Pikolin é líder em produtos de descanso na Espanha e França. Atua também no varejo com uma rede de mais de 500 lojas na Europa, Ásia e América. Além da unidade fabril brasileira, conta com sete plantas na Europa, sendo três na Espanha e quatro na França, e duas no Sudeste Asiático. Juntas, empregam mais de 3.000 colaborado- res. É considerado atualmente o maior grupo de descanso de capital particular na Europa, reconhecido mundialmente por sua excelência em inovação, qualidade e competitividade. Com 72 anos completos de história e deten- tor de mais de 100 patentes, o Grupo Pikolin é composto em nível global por 13 marcas, atuando também no fornecimento de produ- tos para os setores hoteleiro e hospitalar. Pikolin. É reconhecida pelo uso de tecnologia e está presente em mais de 90 países. Completa o portfólio da Pikolin a marca Smattex, fabricante de colchões de luxo e camas articuladas. Sérgio enfatiza que com essa gama de produtos, com embasamento tecnológico e capaz de atender diferentes necessidades, o Grupo Pikolin, segundo maior da Europa com faturamento de R$ 2,5 bi- lhões/ano, prepara uma arrojada ofensiva no mer- cado nacional. “Hoje temos 52 unidades da nossa rede de franquias Sleep House espalhadas princi- palmente no Estado de São Paulo, mas projetamos chegar a 200 em três anos, posicionadas em diferen- tes regiões do Brasil. Além disso, vamos montar ou incorporar outra fábrica e projetamos investimen- tos de R$ 100 milhões até 2024”, antecipa. Segundo o diretor geral da Pikolin no Brasil, a estratégia para atingir os objetivos é oferecer pro- dutos com inovação e diferencial percebidos pelos usuários. “Investimos pesado no desenvolvimento da equipe interna e o resultado é que os produtos feitos aqui são considerados os de melhor acaba- mento entre as 10 fábricas do grupo no mundo”, comemora, acrescentando que a participação em feiras, como Equipotel e Movelsul, ajudaram no posicionamento da marca e alavancaram as vendas dos lançamentos. “Outra estratégia importante foi o lançamento da franquia Sleep House, que privi- legia os parceiros atuais”, enfatiza, lembrando que a montagem da segunda planta fabril completa as estratégias de crescimento do grupo no Brasil. Especificamente sobre a Movelsul, Sérgio afirma que a feira gerou oportunidade de demonstrar o quanto inovador é o Grupo, e ao mesmo tempo, serviu para compartilhar com os clientes a preo- cupação e a necessidade de apresentar diferen- ciações e novidades sustentáveis no ponto de venda. “Saímos com altas expectativas quanto aos resultados. A nossa participação foi marcante por ser a primeira feira de grande porte do setor que participamos e pela enorme presença de clientes e parceiros potenciais”, destacando ainda que o estande foi ‘carbon free’. “Foi o ponto de partida do foco em sustentabilidade, que está bem pre- sente na nossa matriz espanhola”, pontua. Em relação às expectativas para o ano, o diretor geral da Pikolin reconhece que será delicado para o setor e aponta a perda de poder aquisitivo do brasileiro, por conta da inflação, e o alto custo das matérias-primas, ainda impactado pelas con- sequências da pandemia e agora pela guerra na Ucrânia. “Entendemos que será um ano de menor atividade e com vigilância intensa em relação aos custos para manter as operações saudáveis. Mas confiamos que teremos um segundo semestre com possibilidades de surpreender”, acredita Sérgio. SÉRGIO DEMETRIO JUNIOR, DIRETOR GERAL DO GRUPO PIKOLIN NO BRASIL PLANTA DO GRUPO PIKOLIN EM ZARAGOZA, NA ESPANHA
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz