Móveis de Valor - Edição 216
94 moveisdevalor.com.br ARTIGO FINAL Fidelizar clientes émais importante F idelizar clientes é muito mais importante do que se preocupar apenas em atrair volumes crescentes de novos consumidores. Mas, con- quistar a fidelização dos consumidores depende obrigatoriamente de um bom relacionamento entre as partes. Um simples feedback positivo é capaz de bombardear positivamente a imagem da marca no mercado, atestando a qualidade do atendimento e produto oferecidos, atingindo ou- tros que procuram pelas mesmas soluções. Em uma pesquisa feita pela SmarterHQ, 90% dos consumidores estão dispostos a oferecer seus dados de comportamento às companhias, em troca de benefícios adicionais que melhorem sua experiência de compra. Os benefícios são inegáveis – assim como os prejuízos no pior cenário de atendimento. Um cliente insatisfeito pode impactar muitos outros negativamente, ocasionando um efeito cascata que nenhum empresário deseja passar. É preciso resolver as dores de seu público-alvo, entender seus anseios e necessidades e, acima de tudo, garantir que ele volte a procurar seus serviços futuramente. Seja por via própria ou por indicação para terceiros. O consumidor é o melhor vendedor do seu negó- cio. Em um mercado completamente digital, se torna muito fácil encontrar inúmeras companhias dispondo dos mesmos produtos e serviços. O mercado está repleto do “mais do mesmo”, o que eleva a importância e necessidade de estratégias de fidelização para seus clientes. Conquistar tal satisfação e recompra vai muito além do que oferecer os famosos programas de pontuação. O leque de bonificações deve ser mui- to maior e inovador, com pacotes mais atrativos que façam sentido para o perfil e desejos de seus usuários. Tenha uma promoção real e diferencia- da, que estimule a geração de verdadeiros discí- pulos de engajamento do seu negócio. Fora as recompensas financeiras em cashback a serem utilizados em futuras compras, os programas de evolução se mostram extremamente vantajosos para fidelizar clientes. A cada aquisição, o consu- midor pode conquistar um novo selo de comprador, com a acumulação de scores conforme os valores gastos. Em cada categoria atingida, novos prêmios podem ser oferecidos como recompen- sa – seja por meio de vouchers em jantares, descon- tos exclusivos, milhas de viagem, dentre muitos ou- tros. Use a criatividade a seu favor, sempre visando trazer a melhor experiência possível com sua marca. As estratégias de fidelização dos clientes são imensamente eficazes por si só. Mas, quando engajadas ainda mais via os mais modernos e interativos canais de comunicação, poderão con- quistar resultados ainda melhores. Cada segmento e nicho de atuação possui sua própria vertente e perfis de consumidores. Por isso, antes de delimitar qualquer ação de fidelidade, é imprescindível entender minuciosamente todas as trilhas de abordagem possíveis e, como estabelecer uma comunicação saudável e flexível com todos. Emerja no universo de seu público-alvo. Reconheça suas demandas e, se adeque às suas necessidades. Fidelizar seus clientes não exige nenhuma estraté- gia mirabolante ou revolucionária. Atitudes simples podem surtir efeitos tão excelentes quanto, inde- pendente do porte ou foco de atuação da empresa. Temos que nos adequar ao mundo no qual iremos afetar. Do pequeno negócio, à grande corporação. Do perfil tímido, ao comunicativo. Do despojado, ao mais contido. São diversos perfis e hábitos dis- tintos, mas que quando compreendidos e solucio- nados de forma personalizada, trarão uma série de clientes satisfeitos e fiéis ao seu negócio. *Luiz Correia é Head of Sales especialista em estratégias e performance de comunicação digital para companhias de diversos segmentos na Pontaltech, empresa especializada em comunicação omnichannel. *LUIZ CORREIA
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