Móveis de Valor - Edição 217
12 moveisdevalor.com.br PONTO DE VENDAS RICARDO ELETRO REVERTE NA JUSTIÇA DECRETO DE FALÊNCIA A Máquina de Vendas conseguiu reverter a decisão judicial que decretava a sua falência. Em decisão publicada no dia 10 de junho, o Tribunal de Jus- tiça de São Paulo aceitou os argumentos da dona da marca Ricardo Eletro. A companhia volta a ser um negócio em recuperação judicial. Cerca de dois dias antes, a empresa havia sido surpreendida por um decreto de falência aprovado pelo TJ de São Paulo, porém Pedro Bianchi, presidente da Máquina de Vendas, tinha afirmado que nenhum dos credores havia pedido falência e por isso iria recorrer da decisão. RECEITA DE VENDAS DE MÓVEIS SOBE, MAS VOLUME CAI EM 2022 Pesquisa mensal do IBGE mostra que o volume de vendas ficou positivo apenas em março, mas vol- tou a cair em abril na comparação com os mesmos meses do ano passado. Quando se analisa o acu- mulado do quadrimestre todos os meses registram recuo em volume. E a mesma coisa acontece com o índice anual. Por seu lado, a inflação naturalmente elevou os preços de móveis no varejo o que permi- tiu receitas nominais positivas na comparação com os meses de 2021, como se vê no quadro. VENDAS NO VAREJO SOBEM 6,9% EM MAIO, SEGUNDO ICVA As vendas no varejo brasileiro tiveram em maio sua sétima alta seguida, com crescimento de 6,9% ante o mesmo período de 2021, descontada a inflação, segundo dados da empresa de meios de pagamento Cielo, divulgados no dia 14 de junho. Apesar da alta, relacionada à base compa- rativa de maio do ano passado, período atingido por restrições ao funcionamento do comércio, tal desempenho representa uma forte desaceleração frente a abril, quando houve aumento de 20,5%, explicada por efeitos de calendário. O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) é apura- do junto a 1,1 milhão de varejistas no país creden- ciados à companhia e distribuídos por 18 setores. VIA TESTA TUK TUKS PARA FAZER ENTREGAS DA CASAS BAHIA Pensando em iniciativas para evitar a emissão de gás carbônico (CO2), a Via, dona da Casas Bahia, adotou uma nova estratégia no setor de logística sustentável, o uso de tuk tuks. Os veículos elétricos devem ser incorporados à sua frota para entrega de mercadorias leves. Ainda em estágio piloto, o projeto está sendo implanta- do apenas na zona Sul e no Centro da cidade de São Paulo. De acordo com a direção de logística da empresa, essa iniciativa deve ser implanta- da gradativamente. Além do fortalecimento de pautas ESG, a adoção dos tuk tuks também está relacionada a entregas mais rápidas aos consumidores.
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