Móveis de Valor - Edição 217
77 moveisdevalor.com.br com estampas. As pedras são usadas sem medo e quando perguntamos a procedência não é in- comum a resposta de que elas são... brasileiras. Por aqui o uso de pedras naturais, em especial os mármores, fica restrito ou móvel de alto padrão, mas os painéis fantasias e a pintura direta podem atingir o efeito pedra. Além do uso do vidro pin- tado, que aqui também é pouco explorado. Um capitulo à parte são as lacas, sempre muito brilhantes, e as rádicas e lâminas de madeira com veios marcantes. BRASILEIROS EMMILÃO Os brasileiros estavam por toda parte em Milão, seja nos estandes do iSaloni, nos hotéis, nos restaurantes e nas ruas. Mas o mais gratificante foi encontrá-los mostrando seus produtos nos pavilhões do RHO Fiera. Um dos mais assíduos é Pedro Franco, com a A lot of Brasil, que já está há nove edições no iSaloni. “Comecei no Fuorisalone e já apresen- tei peças nos pavilhões 10, 11 e 12. Desde 2015 estamos no pavilhão 20”, conta Pedro Franco, satisfeito por estar em um dos pavilhões mais cobiçados do iSaloni, por abrigar marcas como Edra, Kartel e Molteni. Embasada em conceitos de Glo-calidade (pen- sar global e agir local), Experimentalismo Industrial e Novos Materiais, a A lot of Brasil apresentou a coleção Perfeita Imperfeição, com peças como mesa e aparador Kintsugi e o ta- pete Utopia, inspiradas na técnica japonesa de mesmo nome. A coleção faz um paralelo claro com a filosofia do Kintsugi, na qual peças ao in- vés de serem descartadas são (res) significadas a partir da junção de suas partes. Valorizando suas histórias, suas cicatrizes e a partir delas criam um novo futuro. Totalmente em sintonia com o conceito de sustentabilidade evidenciado por esta edição do iSaloni. Pedro Franco defende que o designer pode (e deve) ser um ativista social, criando produtos que sejam como uma plataforma de valores, levando o consumidor a uma reflexão crítica. “Um produto de design como uma plataforma crítica é a nova forma de sustentabilidade, ge- A DELEGAÇÃO BRASILEIRA NA 60ª. EDIÇÃO DO SALÃO DO MÓVEL DE MILÃO ESTEVE ENTRE AS SEIS MAIORES
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz