Móveis de Valor - Edição 218
114 moveisdevalor.com.br ARTIGO Sua empresa é lucrativa? A lucratividade é o indicador de eficiência operacional de uma empresa, que identifica qual o retorno que a empresa gera sobre a atividade que desenvolve. Gerar lucro é algo primordial para as empresas, pois é ele que garante a evolução do negócio. Empresas lucrativas investem em tecnologia, ampliam sua capacidade produtiva, implemen- tam novos processos e projetos, investem em capital humano, gestão, marketing... Também é o lucro que permite investir em projetos sociais e de sustentabilidade. Empresas sem lucro ficam estagnadas, não se destacam no mercado e perdem a competitivida- de. Mais preocupante nesta situação é quando o empresário sequer sabe que sua empresa está gerando prejuízo, e por consequência, os riscos para o fim do negócio se aceleram. Em muitos anos de consultoria, por vezes me deparei com a ilusória certeza de que a empre- sa estava bem, que tudo andava em equilíbrio e que as receitas estavam gerando lucro, quando na verdade havia um desequilíbrio, econômi- co ou financeiro, passando desapercebido aos olhos do empresário. Alguns fatores podem trazer a falsa sensação de lucratividade no negócio. Por mais que as diver- sas áreas da empresa (comercial, financeira, eco- nômica...) dependam umas das outras, elas nem sempre mantém o equilíbrio entre si, e a falta de controles específicos em cada uma destas áreas causará esta falsa percepção de resultados. Sem uma boa organização e controles adequa- dos, o empresário pode, por exemplo, acreditar que sua empresa gerou melhores resultados em meses de maior receita. Existe uma lógica nes- te pensamento, desde que os custos e despesas da empresa se mantenham inalterados, ou seu aumento não supere o aumento da receita, caso contrário, os resultados serão piores, apesar do aumento da receita. Outro fator que constantemente ilude o empre- sário com falsas percepções de lucro, quando não há contro- les adequados para o negócio, são os saldos de caixa ou capital de giro dispo- níveis. Quando os prazos médios de pagamento são maiores que os prazos médios de recebimento, as receitas da empresa geram capital de giro, que fica dispo- nível para os pagamentos futuros dos custos e despesas por ela gerados. Portanto, em uma situação como esta, boa parte do saldo dispo- nível em caixa encontra-se comprometido com desembolsos futuros, não representando sobras ou lucros. Quer realmente saber se sua empresa é lucrativa? O único controle que pode lhe dar esta informa- ção é o relatório de Demonstração de Resultado do Exercício, o famoso DRE, alimentado por regime de competência, onde são lançadas todas as receitas, custos e despesas, que são gerados em determinado período, independentemente de seus recebimentos ou pagamentos. Para mais dicas acesse o QRCode POR ELIANE VIGNATTI* *Eliane Maria Vignatti, da EVCONS Consultoria Empresarial Ltda.
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz