Móveis de Valor - Edição 218

12 moveisdevalor.com.br PONTO DE VENDAS INADIMPLÊNCIA NO VAREJO DEVE SUBIR MAIS DE 5% O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) projeta que o índice de inadimplência no varejo vai subir no terceiro trimestre de 2022. Em julho, a taxa média de inadimplência registrou uma ligeira alta de 0,01 ponto percentual, subindo a 4,99%. No entanto, a taxa de pessoas físicas com atraso de pagamento acima de 90 dias deve saltar LOJAS QUERO-QUERO ATINGE MARCA DE 493 UNIDADES EM 400 CIDADES A Lojas Quero-Quero - rede de casa & construção - atingiu em junho a marca de 493 unidades em 400 cidades nos estados do Rio Grande do Sul (291 unidades), Paraná (1108), Santa Catarina (81), São Paulo (7) e Mato Grosso do Sul (6). Somente neste ano 28 lojas foram inauguradas. Até o fim de 2022, ano que marca 55 anos de história, estão previstas a abertura de 70 a 85 lojas. No primeiro trimestre de 2022, a Lojas Quero-Quero apresentou receita bruta líquida de devoluções de R$ 603,2 milhões, crescimento de 11,7% sobre o ano anterior. PREÇO DE MÓVEIS SOBE O DOBRO DO IPCA GERAL Impulsionado pelos preços pós-pandemia, mo- biliário disparou ante o IPCA geral no período de 2021 e 2022. A alta chegou a 29% até junho. E não há sinalização de que possa mudar o cur- so nos próximos meses. Em junho subiu mais 1,21% ante 0,67% do IPCA geral em relação a igual mês do ano passado. Com este comporta- mento, os preços de móveis no varejo aumen- taram no primeiro semestre 11,45% enquanto o IPCA geral ficou em 5,49%, uma diferença de 108%. Quando se analisa a variação acu- mulada de 12 meses, móveis registra alta de 22,85%, ou seja, 92,3% a mais em relação ao IPCA geral. VIA E MAGALU FAZEM MUDANÇAS NO MARKETPLACE POR RENTABILIDADE 5,4% e 5,10% nos meses de agosto e setembro, res- pectivamente. O índice de inadim- plência é calculado com base na média entre os índices mínimos e máxi- mos dos atrasos de pagamento acima de 90 dias. As alterações promovidas por Via e Magazine Luiza em seus marketplaces devem ajudar a melhorar a rentabilida- de das companhias no médio prazo, à medida que reduzem subsídios, disseram analistas do Citi. Em relatório, eles citam aumento de 2 pontos percentuais pelo Magazine Luiza na sua comissão em vendas de lojistas que optam pelo modelo de pagamento antecipado a partir do dia 15 de julho. No caso da Via, destacam a decisão de estabelecer que o pagamento a certos lojistas será feito em parcelas quando as respec- tivas compras pelos clientes forem parceladas e que oferecerá antecipação de pagamento (para quatro dias após a compra) para os lojistas que optarem pela opção ‘fulfillment’ – quando a Via opera todo o processo, da venda à entrega.

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