Móveis de Valor - Edição 218

23 moveisdevalor.com.br gias por marcas e seguimos à risca”. Ela explica que: “para a Simmons, que é nossa marca pre- mium, temos tecnologia que segue um padrão internacional, bem acima do mínimo permitido pela regulamentação brasileira. Para as marcas Flex e Epeda procuramos desenvolver materiais com tecnologias mais acessíveis”. Olga, porém, diz que a Flex do Brasil não está usando EPS (popularmente conhecido como iso- por), uma das alternativas encontradas por alguns fabricantes para baratear os produtos. “Evitamos o uso de EPS por conta do alto impacto ambiental e da perda de qualidade do produto”, explica. E dá mais exemplos do que o fenômeno está causando. “Existe sim uma pressão pelo downgrade, que infelizmente não é um fenômeno apenas do setor de colchão. Para citar um exemplo: a marca mais famosa de leite condensado lançou agora a mis- tura láctea de leite, soro de leite e amido. Mesma marca, embalagem quase idêntica e uma super diferença em produto e preço”. Na Pikolin o foco fica por conta das estratégias internas para não sucumbir ao downgrade. “Já esperávamos para 2022 um ano muito delicado para nosso setor e na economia do nosso país como um todo. Seguindo o nosso planejamen- to interno, nos preparamos antecipadamente, adotando medidas preventivas internas nas áreas estratégicas da nossa companhia. Atualmente, estamos nos mantendo vigilantes aos movimentos do mercado, além de seguirmos atentos aos cus- tos das nossas operações no Brasil e América do Sul”, afirma Ricardo Miorelli, diretor comercial da Pikolin no Brasil. Por isso, Miorelli ressalta que está otimista, apesar de tudo que está acontecendo na eco- nomia brasileira. “Confiamos que teremos um segundo semestre com ótimas possibilidades e excelentes negócios”. Já Julia Jardini, head de marketing da Ameri- canflex, observa o comportamento do brasileiro para lidar com essa situação. “Na Americanflex, na época pandêmica percebemos os consumi- dores procurando por mais qualidade em suas noites de sono, dias de descanso e conforto. Atualmente essa situação ainda ocorre e com o mercado se aquecendo cada vez mais, aproveita- mos para lançar uma coleção inédita de produ- tos para suprir novas demandas”. Leonardo dos Anjos, diretor de franquias da Anjos Colchões & Sofás, também conta que a em- presa vem caminhando na direção contrária do fenômeno. “Estamos cada vez mais em busca da qualidade, e isso está sendo um dos nossos dife- renciais, nos destacando no mercado. Queremos mostrar que a Anjos é sinônimo de qualidade e, como trabalhamos com a linha alta, temos poucos concorrentes e pensamos em agradar nosso clien- te e oferecer uma boa noite de sono em primeiro lugar, enquanto alguns fabricantes só se preocu- pam em cuidar dos preços”. “A Copespuma é pioneira no mercado de produ- tos à base de espuma de látex no Brasil. Em 1998, quando começamos a exclusividade com a Dunlo- pillo UK, o látex era mal conhecido no Brasil. En- tão, desde lá, valorizamos essa matéria-prima que é tão nobre, flexível e confortável. Hoje, a Theva (Sistema Dunlop) oferece produtos com valores mais acessíveis do que a Dunlopillo (Sistema Talalay), primeira marca da empresa, a fim de atingir todos os públicos, mas, sem abrir mão de conforto e qualidade, o que é uma postura rara no mercado colchoeiro atualmente”, esclarece Lucas Matos, marketing da Copespuma. A CBP também possui diversas marcas (King Koil, Inducol, Eurosleep, Leva), por isso a equipe explica que tudo é feito de acordo com o público de cada marca, mas sempre buscando manter design e tecnologia acessíveis a todos. “Trabalha- mos determinados a entregar sempre a melhor qualidade nos nossos produtos, o que nos torna uma empresa comprometida com nossos consu- midores e com entregas confiáveis. Nossa estraté- gia é buscar sempre qualidade e confiabilidade”. TECNOLOGIAS, DIFERENCIAIS E LANÇAMENTOS Como observamos, não é porque alguns fabrican- tes optam por baratear seus produtos derruban- do a qualidade que outros vão seguir essa mesma linha. No caso dos entrevistados, todos apre- sentam inovações e falam sobre ações que estão promovendo no mercado brasileiro. Partindo da Copespuma, seu grande lançamento em 2022 continua trazendo o látex como protago-

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