Móveis de Valor - Edição 218
44 moveisdevalor.com.br Todas estas questões impactam diretamente na qualidade do seu produto, porque os colaboradores novos nem sempre têm o mesmo rendimento que os mais experientes, além de teremmaior chance de cometer erros por não dominarem o processo ainda. Com a ISO 9001 implementada, sua empresa tem a oportunidade de olhar com mais profundidade para as competências dos seus colaboradores. Com isso, é possível trazer mais seriedade para o processo de contratação, o que aumenta muito a retenção dos colaboradores. FALTA DE ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA DA FÁBRICA É comum, ao andarmos pela fábrica, ver produ- tos empilhados de forma errada, matéria-prima diretamente no chão, colaboradores passando por cima das espumas para pegar algum insumo que está mais no fundo (e deixando as marcas da botina nelas). E esses são apenas alguns dos exemplos de falta de limpeza e desorganização. Seja sincero: se você recebesse uma visita surpresa hoje, você teria coragem de mostrar sua fábrica? A arrumação e disposição dos materiais é funda- mental para o alinhamento fabril. Como a ISO 9001 traz um conceito de padronização, possibili- ta aos colaboradores ampliar a consciência para a preservação dos insumos antes, durante e depois da fabricação. O que melhora muito a utilização do ambiente de trabalho! PRIORIDADE PARA REPRESENTANTES OU LOJISTAS Constantemente, ao conversar com os colaborado- res da fábrica, eles reclamam que somente os repre- sentantes/lojistas são importantes. Que só eles rece- bem treinamentos orientativos, não só do produto como tambémmotivacionais. Sei que quem vende o produto é parte imprescindível dentro do processo comercial. Mas será que só eles importam? Todos os colaboradores precisam ser orientados, estimulados e motivados para se manterem enga- jados em suas atividades! A ISO 9001 traz requisitos essenciais para o fortalecimento da relação empresa-colaborador. Afinal os processos são realizados por pessoas, e é através delas que se atinge os resultados. Certamente se os colaboradores não derem o seu melhor nas rotinas internas, os representantes/ lojistas não terão bons produtos para vender! O QUE A ISO 9001 PODE TRANSFORMAR NA SUA EMPRESA Independente do porte da sua empresa, você pode e deve ter a certificação ISO 9001. Esta nor- ma foca no cliente em todos os aspectos de gestão. Ela ajuda a mostrar ao cliente que a sua organi- zação está totalmente comprometida com suas expectativas, necessidades e que busca atendê-las da melhor forma possível! Dessa forma, fica mais fácil para a empresa dedi- car-se para que as operações ocorram de forma contínua e padronizada. A partir do momento que os processos estão padronizados, os colaboradores passam a ter clareza de suas tarefas e, assim, me- lhoram suas habilidades e otimizam tempo. A ISO 9001 é uma norma internacionalmente reconhecida. A empresa que tem essa certificação reflete seu comprometimento com a melhoria na gestão da qualidade. Mostra que está preocupada com a forma como é vista pelos clientes e busca a melhoria contínua. E tudo isso resulta em uma boa imagem perante o mercado, levando ao que é mais importante: sustentabilidade e bons resultados! Quer saber mais sobre como colocar a ISO 9001 na sua fábrica de colchões? Então entre em contato comigo! Agende 30 minutos de con- sultoria gratuita. CAMILA SILVEIRA ESPECIAL COLCHÕES
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