Móveis de Valor - Edição 219
44 moveisdevalor.com.br Por Gabrielly Zem, jornalista Móveis para as famílias do futuro NOVOS FORMATOS FAMILIARES ESTÃO EM CRESCIMENTO NO BRASIL E NO MUNDO, ESSAS MUDANÇAS IMPACTAM DIRETAMENTE NA ESTRUTURA DOS LARES MOBILIAR AS CASAS DESSAS NOVAS FAMÍLIAS SERÁ UM GRANDE DESAFIO E, PARA VENCÊ-LO, A INDÚSTRIA PRECISARÁ ESTAR ATENTA ÀS TENDÊNCIAS COMO PRODUZIR MÓVEIS QUE SUPRAM AS NECESSIDADES DAS NOVAS FAMÍLIAS? ESSA É A PERGUNTA QUE A INDÚSTRIA PRECISA RESPONDER N ão é segredo para ninguém que o conceito da “fa- mília Doriana” (aquele comercial de margarina), composta por um pai, uma mãe e dois filhos, é cada vez menos comum na nossa sociedade. As mu- danças econômicas, demográficas e culturais impul- sionam a criação de novos e mais diversos formatos familiares. Afinal, o ditado popular “família é aquela que a gente escolhe” nunca foi tão verdadeiro. “Esta- mos vendo desde o crescimento de famílias formadas por casais de mesmo sexo e até lares multigeracionais – que abrigam mais de uma geração, normalmente três: filhos, pais e avós”, comenta Jane Moo, head de conteúdo da Spark:off Brasil, empresa expert em pes- quisas na área de tendências e inovação. Ainda de acordo com os estudos realizados pela empre- sa, alguns dos principais fatores que impulsionam novos formatos familiares são: envelhecimento da população (responsável pelos lares multigeracionais), incerteza econômica e mercado de trabalho competitivo (que faz as pessoas repensarem a questão dos filhos e até do casa- mento) e o aumento do divórcio, que junto com a decisão de casar mais tarde ou mesmo não casar, é responsável pelo crescimento de lares com uma única pessoa. REPRODUÇÃO: JUSBRASIL Observatório
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz