Móveis de Valor - Edição 219

50 moveisdevalor.com.br Arnaldo Rabelo concorda com Márcia e vai além, explicando que só detectar as dores dos clientes não é o suficiente, também é preciso pensar nas consequências delas. “Todo produto é a solução de um problema, que pode ser prá- tico, subjetivo, social, psicológico, entre outros. Mas, além do problema, precisamos entender as consequências geradas por ele. Esses pontos, usados na comunicação, vão capturar a atenção do cliente”, analisa o especialista em marketing. “Sem ter a atenção do cliente nada mais é im- portante porque não será entendido”, continua Rabelo, destacando que são justamente esses pontos de dor que são capazes de despertar nos clientes emoções como medo, senso de pertenci- mento, nostalgia, entre outras. Mas, afinal, como criar mensagens que desper- tam essas emoções? Para Márcia Tolotti, o ponto chave é investir nos estímulos visuais. “Somos muito visuais, então sempre é a melhor alterna- tiva. Pela ansiedade a que a maioria está subme- tida e, principalmente, a “urgência de satisfação”, campanhas com muito texto não tem aderência grande”, explica. Segundo ela, a música também é um elemento que conecta muito com as emoções, mas ela alerta que a escolha das músicas tem que estar aliada ao público-alvo pré-definido. “É fundamental escolher músicas em que os clien- tes se sintam “representados”, para que aja uma conexão maior. Vídeos, músicas, fotos de pessoas em situações felizes e pouco texto são as melhores alternativas”, exemplifica a psicanalista. Outro ponto importante é trazer o conteúdo emo- cional das campanhas de marketing para o mo- mento da compra do cliente na loja. “A experiência do comprador deve ser a mesma de ponta a ponta, só assim ele terá completa satisfação”, afirma Már- cia. E, segundo a especialista, esse processo inclui desde o contato com o vendedor até a entrega e posteriormente a montagem dos produtos. Para promover essa experiência completa, Ar- naldo Rabelo pontua que o segredo é usar nas campanhas temas que gerem uma imersão no ambiente sensorial e emotivo das marcas e trazer tudo isso para dentro das lojas. “Uma parte im- portante da experiência de compra é a ambienta- ção da loja. Para isso, podemos usar recursos que tenham ligação com os sentidos do público”, PARA SE DESTACAR NO MERCADO, AS EMPRESAS PRECISAM APRENDER A DESPERTAR AS EMOÇÕES DE SEUS CLIENTES DA FORMA CORRETA PARA CONSEGUIR DESPERTAR AS EMOÇÕES DOS CLIENTES É PRECISO CONHECER A FUNDO O PÚBLICO-ALVO E DEFINIR QUAIS EMOÇÕES A MARCA DESEJA ESTIMULAR TENDÊNCIAS

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