Móveis de Valor - Edição 219
6 moveisdevalor.com.br Por Ari Bruno Lorandi, CEO do Intelligence Group VENDERMÓVEISNÃOÉUMBOMNEGÓCIO? Quando analisamos os resultados financeiros das empresas que vendem móveis listadas na Bolsa de Valores, o que fica mais evidente é o prejuízo no balanço, comum a todos. Lá estão Mobly, Westwing, Via Varejo, Magazine Luiza, Quero-Quero reportando dados negativos na última linha do balanço e, com isso, vendo suas ações desabando na Bolsa. No 2º trimestre o prejuízo da Mobly subiu quase 64% a R$ 27,8 milhões. A Westwing reverteu o lucro em pre- juízo de R$ 8,73 milhões. A Via Varejo saiu de um lucro de R$ 132 milhões entre abril e junho 2021 para um resultado positivo bem menor, de R$ 6 milhões, no mesmo período de 2022. O Magazine Luiza apresentou prejuízo líquido de R$ 135 milhões no segundo trimestre de 2022. O resultado representou reversão ante o lucro líquido de R$ 95,5 milhões reportado no mesmo período do ano passado. E a Quero-Quero, com menos exposição do segmento moveleiro, atingiu prejuízo de R$ 4,4 milhões, contra prejuízo de R$ 10,3 milhões na comparação com o 1º tri- mestre e lucro de R$ 16 milhões na comparação com o mesmo período do ano anterior. OMODELO PERDE-PERDE Para explicar o título é preciso bem mais do que uma nota nesta seção, mas dá pra resu- mir: O modelo de negócios “perde-perde” vive alavancado e cada vez mais dependente do preço baixo; coisa do passado, conside- rando os altos custos de produção gerados a partir da pandemia. Vender móveis sempre foi um bom negócio, mas deixou de ser por culpa exclusiva de lojistas, que não estão interessados em vender soluções para as ne- cessidades dos consumidores. Infelizmente para toda a cadeia moveleira. SEM LUZ NO FIMDO TÚNEL Sem ponto de virada à vista, o Bradesco BBI re- baixou Lojas Quero-Quero e Mobly de “compra” para “neutra”, sob perspectiva de deterioração das tendências de vendas e um período longo, de anos, para atingir o ponto de equilíbrio. Parece a antiga história: se você vê uma luz no fim do túnel, pode ser uma locomotiva... MADEIRAMADEIRA VAI VENDER MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO A origem da startup é o setor de materiais de construção, mais especificamente pisos. E agora a plataforma vai vender materiais de constru- ção, além de eletrodomésticos. Será que é pelas dificuldades de ganhar dinheiro vendendo móveis também? Talvez, mas o fato é que a MadeiraMa- deira acaba de anunciar a compra de um e-com- merce de móveis infantis. Vai entender...
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz