Móveis de Valor - Edição 220
11 moveisdevalor.com.br clusive reciclamos toda a borra de tinta gerada), a serragem dos painéis de madeira é usada para fazer briquetes, o ferro usado é 100% reciclado e reutilizável e o plástico das embalagens é ‘ver- de’”, exemplifica, acrescentando que a empresa banca uma reserva nativa de Mata Atlântica com 35 alqueires na região, e mantém um Comi- tê de Sustentabilidade que atua em ações como o reflorestamento da nascente do rio que corta Tanabi. “Neste projeto, feito em parceria com um cliente, envolvemos os alunos de uma escola municipal no plantio e repassamos informações que objetivam formar a consciência ambiental na nova geração”, destaca. Na área social, a empresa apoia diversas enti- dades assistenciais locais e tem parceria com a ETEC (Escola Técnica Estadual de São Paulo), que desenvolve cursos profissionalizantes. “Nes- te caso, em especial, temos uma parceria bem interessante que estimula os alunos do curso de Administração a desenvolverem projetos e nós es- colhemos um ao final de cada turma para colocar em nosso catálogo. Inclusive, a penteadeira 7707, que integra a coleção deste ano, tem design de alunos da ETEC”, emenda Rodrigo, destacando que apoia outras ações sociais, como o Favela 3D, da ONG Gerando Falcões, reconhecido como o maior projeto de desfavelização do Brasil. Outra preocupação da empresa é com diversidade no time de colaboradores, onde conta com muitas mulheres, inclusive uma delas é gerente de pro- dução, além de líderes negros e homossexuais. “Além disso, assumimos o compromisso de até 2025 sermos a primeira empresa de móveis carbono zero da América Latina”, afirma Rodri- go, enfatizando que com todo esse processo, a JB Bechara deixou de ser uma empresa do mundo para ser uma empresa para o mundo, não olhan- do apenas para o lucro, mas usando a estrutura da empresa para ter lucro sim, porém através de atitudes que façam o bem ao mundo. CRIAR VALOR COM SUSTENTABILIDADE Ricardo Assumpção, co-fundador da Grape e líder de ESG na América Latina da EY (fir- mas-membro da Ernst & Young Global Li- mited), conta que o trabalho na JB Bechara é promissor e aponta novos caminhos para o segmento de móveis em relação a agenda de RODRIGO NASSAR, CEO DA JB BECHARA RICARDO ASSUMPÇÃO, CO-FUNDADOR DA GRAPE E LÍDER DE ESG NA AMÉRICA LATINA DA EY sustentabilidade. “As empresas precisam acelerar a integração da sustentabilida- de na operação, sob pena de ficarem fora do mercado. E quan- do falamos de susten- tabilidade devemos entender que ela al- cança todas as áreas da empresa”, pontua, lembrando que é pre- ciso desmistificar o conceito de que atuar com responsabilidade ambiental encarece o processo. Aliás, o especialista destaca que é possível criar valor com sustenta- bilidade. Além disso, em breve a regulação deve atingir setores como o de móveis. E Ricardo traz à tona os hábitos de consu- mo das novas gera- ções, que estão mais atentas às questões ambientais e sociais. “Tudo isso foi anali- sado na JB Bechara e o resultado está 100% alinhado com os conceitos modernos de atuação ESG”, destaca, acrescentando que é o primeiro projeto na América Latina que nasce com todos os elos da cadeia de valor priorizando aspectos da sustentabilidade. Para finalizar, o espe- cialista enfatiza que quem sai na frente na agenda ambiental leva vantagem. “Há 5 anos sustenta- bilidade era o décimo fator de compra, hoje já é o quarto. E daqui há 5 anos será o terceiro, perdendo apenas para preço e qualidade”.
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz