Móveis de Valor - Edição 220
18 moveisdevalor.com.br CASSIO GIROLOMETTO, DIRETOR DA DIP STÚDIO TER UMA BOA ESTRUTURA LOGÍSTICA É UM DOS PONTOS PRINCIPAIS NA HORA DE ABRIR UM E-COMMERCE DE MÓVEIS THIAGO SARRAF, ESPECIALISTA EM E-COMMERCE vendas online repre- sentavam apenas 5% do varejo físico, com o crescimento dos últimos anos até 2025 acredito que esse nú- mero já esteja beirando os 20%”. Sendo assim, segundo ele, as lojas de varejo de móveis pre- cisam cada vez mais investir em seus canais digitais e aprender a conciliar e-commerce com lojas físicas. Sarraf também ex- plica que, para me- lhorar o desempenho das vendas online, as marcas precisam investir cada vez mais em fotos, descrições e em tecnologias, como realidade aumentada, para promover uma experiência cada vez mais semelhante com a das lojas físicas. “O consumidor tem difi- culdade em enxergar se o produto combina com o ambiente ou cabe em determinado espaço e as novas ferramentas de realidade aumentada po- dem oferecer uma nova experiência de compra”, aconselha o especialista. No quesito imagem, Cassio Girolometto, da Dip Stúdio, de Bento Gonçalves (RS), é especialista e garante que uma boa imagem contribui com até 60% na decisão de compra. “Ela é a isca. É atra- vés da foto que o cliente do digital vai perceber, ou não, o valor do móvel”, pontua, destacando que no Brasil ainda se investe pouco em imagem. “Esta- mos ainda no estático e olhando os e-commerces americanos vemos o quanto a realidade aumenta- da e a animação já fazem parte das estratégias de venda”, destaca. Aliás, para Cássio, a imagem deve ser o mais realista possível e o móvel deve estar ambientado e humanizado. “Desta forma o cliente consegue perceber cor, textura e dimensões. E, além disso, uma imagem ambientada pode ajudar a vender mais itens”, pontua. Mas vai além ao des- tacar um exemplo: “temos casos de produtos com curva decrescente de vendas que ao substituirmos a imagem por uma de melhor qualidade, o produto volta a ter boa performance na plataforma”. Outra questão levantada por Cassio é a criação de conteúdo para campanhas em datas específi- cas, como Natal, Copa do Mundo, Dias dos Pais, Dias das Mães e outros. “Imagens específicas das marcas linkando para essas datas contribuem com a estratégia de vendas”, destaca. Por outro lado, Cassio lembra que imagens 360 são muito importantes porque possibi- litam rotacionar o produto, geram movimento e interatividade. “Enfim, os recursos de imagem devem sanar todas as dúvidas do consumidor e proporcionar a melhor experiência de compra”, finaliza. E os desafios de vender móveis on- line não param aí. Segundo Sarraf, outro obstáculo que os pequenos varejistas enfrentam, ao entrar no e-commerce, é lidar com a concor- rência das grandes lojas. “O pequeno precisa de um bom planejamento para ganhar destaque no mercado”, explica.
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