Móveis de Valor - Edição 220
22 moveisdevalor.com.br CANAL PRÓPRIO MARKETPLACE VANTAGENS Personalização, fidelização do consumidor, melhores experiên- cias de compra e venda. Público já garantido, grande fluxo de inter- nautas, confiabilidade, nome no mercado. DESVANTAGENS Altos gastos com mídia, divul- gação e questões de segurança. Concorrência alta, pouca personalização, sem contato direto com o consumidor. PEDRO CINI, CEO DA MADESA precisam fazer uma grande escolha: vender em grandes marketpla- ces ou ter seu próprio canal de vendas? Qual a melhor opção? “Existe essa “guerra” que um vale mais a pena que o outro, mas a verdade é que ambos têm suas vantagens e desvantagens”, expli- ca o especialista em e-commerce Thiago Sarraf. “Os marketpla- ces possuem público e tráfego já garantido, o que dispensa investi- mentos em marketing e segurança, já tendo seu público estabe- lecido”, defende. “No entanto, eu sou a favor da casa própria, pois você pode personalizar do jeito que quiser, criar promoções e fortalecer sua marca”, continua Sarraf. Para ele, a melhor solução é considerar as duas opções. “Os marketplaces são ótimos para produtos de grande procura e saída, enquanto na loja própria é possível fidelizar seus consumi- dores através de canais de comunicação e promoções”, reforça o especialista, destacando que é possível atuar nas duas frentes. Já para o mentor de mercado digital, Ângelo Za- natta, a decisão entre vender em um canal próprio ou em um grande marketplace deve depender do tamanho da empresa. “Um canal próprio possui despesas e custos operacionais altos. A maioria dos clientes não têm noção dos custos de logística reversa (processo de devolução de vendas locais e nacionais), por exemplo”, defende Zanatta, acres- centando que essa escolha depende também das estratégias e do perfil do público-alvo de cada marca. “Mesmo os grandes lojistas podem acabar tendo muitos gastos com um canal próprio e o ideal é analisar o que compensa de acordo com seu volume de produtos e de vendas”, destaca. Nesta “guerra” entre ter um e-commerce próprio ou vender em grandes marketplaces, a Madesa Móveis é uma das empresas do setor que mais se destaca por sua decisão de focar seus investi- mentos na criação de seu próprio canal de ven- das online. Com 45 anos de história na indústria moveleira gaúcha, a empresa decidiu reduzir as vendas para lojas que revendiam seus produtos e passou a vender mais pelo e-commerce. E, a de- cisão, apesar de arriscada, foi um grande acerto para a marca, que hoje é conhecida por ser uma das maiores vendedoras de móveis via e-com- merce do Brasil. Segundo Pedro Cini, CEO da Madesa, em decla- ração para a Evidência Press, o desenvolvimento do canal de vendas próprio fez com que a em- presa ganhasse ampliação da presença da mar- ca no mercado externo e interno. “Passamos a trabalhar em um formato de vendas onde somos responsáveis por tudo. Desde a produção até a entrega ao consumidor. Estamos vendendo, tam- bém, para países como Estados Unidos, Inglater- ra e, agora, para a Alemanha”, destacou Cini.
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